Novo software dá eficiência a obras – Valor Econômico

Valor Econômico
Jacilio Saraiva

Empresários da construção civil querem adotar o Building Information Modeling (BIM) como um padrão da indústria, no Brasil, nos próximos anos. Pesquisa feita este ano pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) com 800 construtoras usuárias do BIM indica que 34% do total entregaram projetos no prazo estipulado e 32% das obras ficaram dentro ou abaixo do custo previsto.

O BIM é um conjunto de softwares de gestão que auxilia no projeto e gerenciamento de obras, desde a concepção da ideia até a construção e gestão do empreendimento. Pode ser usado por pequenas e médias construtoras. "Por utilizar métodos de monitoramento, reduz o custo das construções e calcula com mais eficiência o que será gasto", diz Paulo Sanchez, líder do projeto de disseminação do BIM da Cbic e dono da Sinco Engenharia. Dados da entidade indicam que, antes da adoção do BIM, orçamentos das obras estouravam, em média, em 10%.

O BIM está bastante difundido em outros países. O governo do Chile anunciou que usará oficialmente o padrão em todas as obras. Nos EUA e Cingapura ele tornou-se uma exigência em processos licitatórios, por conta da redução de custos nos canteiros. "Em São Paulo, a prefeitura já estuda a implementação da plataforma para novas obras", informa Sanchez.