Novo secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável do DF participa de Reunião de Diretoria

Patrícia Figuerêdo

Antônio Valdir apresentou eixos de trabalho e reforçou compromisso com o setor produtivo

Desemprego, burocracia, ilegalidade e programas de governo foram alguns dos pontos debatidos na Reunião de Diretoria do Sinduscon-DF desta terça-feira (18). O novo secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável do DF, Antônio Valdir, foi o convidado do dia. Na oportunidade, ele apresentou seus eixos de trabalho para os próximos meses e reforçou a importância do setor produtivo para a retomada do DF.

Ao assumir a secretaria, no último dia 5 de abril, Antonio Valdir firmou quatro compromissos: estancar o aumento de impostos, combate ao comércio ilegal, simplificação e competitividade às empresas. “Se estamos falando da retomada de investimentos, não podemos compactuar com o aumento de impostos”, exemplificou.

n

Já no eixo ilegalidade, ele reforçou um tema de recorrente debate no Sinduscon-DF: Vicente Pires x Águas Claras. Segundo ele, estas duas cidades retratam a realidade de Brasília, informal e legal, respectivamente. “Enquanto continuarmos procurando um culpado, não haverá soluções. Precisamos encontrar maneiras para resolver este problema”, afirmou Antônio Valdir.

No quesito simplificação, o secretário destaca que obrigações acessórias são prejudiciais aos negócios. “Precisamos começar a simplificar a vida de nossos empresários e empreendedores, para ampliar a base do setor produtivo e atender às demandas da sociedade”, afirmou. Ele ressaltou que este trabalho já vem sendo feito pelo Sebrae-DF, por meio do Mutirão da Simplificação, que regularizou 35 mil empresas. “Até o final do ano, em parceria com a entidade, vamos realizar mais dez mutirões”, disse.

Antônio Valdir ainda falou sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico do DF (Procidades). Para ele, o principal desafio será convencer o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de que os mais de R$100 milhões, disponibilizados para obras de infraestrutura nas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs), serão gastos. “Este capital está disponível há anos, mas como não foi utilizado, eles querem de volta”, explicou.

Sobre esta questão, o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, reivindicou um convênio nos moldes processuais simplificados, para que as entidades possam ajudar, por exemplo, na questão do Polo JK, uma das áreas de atuação do Procidades. “A intervenção é necessária para a capital, que será abastecida com o ciclo econômico de trabalho”, defendeu o presidente do sindicato.

Para Ferreira, a sociedade chegou ao tempo de reagir. Segundo ele, impedimento é a palavra que comanda o país e, consequentemente, a capital. “Se conseguirmos desburocratizar a cidade, daremos condições para o ambiente de negócios”, disse. Ele ressaltou que as entidades da construção civil já têm apoiado o governo na busca de soluções para o DF. Com a nova estruturação, a secretaria conta com uma subsecretaria para relações com o setor produtivo.

Na oportunidade, o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, destacou que a reformulação do Pró-DF tem sido um grande desafio. Ferreira endossou o discurso: “Queremos que o sucessor, o Programa de Apoio a Investimentos (PAI), seja concebido ainda neste ano”, reforçou. Outro ponto levantado pelo presidente da Ademi-DF foi a questão da burocracia. “Este problema nos limitou e tem nos engessado no dia a dia”, destacou.

Com a palavra, o presidente da Asbraco, Afonso Assad, apontou a questão do desemprego. Segundo ele, hoje, há mais de 300 mil desempregados no DF. Antônio Valdir acredita que não há como resolver o impasse sem a atividade da construção civil. “Este segmento influencia outros setores. Sem ele, não haverá a retomada de emprego”, afirmou.

Para finalizar, o secretário Antônio Valdir apresentou suas convicções de que não conseguirá terminar tudo o que propôs, mas está certo de que a semente será plantada. “Quanto temos foco e determinação, conseguimos avançar no que queremos construir”, concluiu.

Sebrae-DF e Enic Brasília

Entre outros cargos, anteriormente Antônio Valdir atuou como superintendente do Sebrae-DF e foi figura fundamental para firmar o apoio da entidade na realização do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Com o lema “Superação é nossa maior obra”, o evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

O Sebrae-DF ofertou 100 inscrições com desconto de 70% para micro e pequenos empresários do DF que tenham interesse em participar do evento. Clique aqui e saiba mais! Inscrições abertas pelo site www.enic.org.br.