Nova política habitacional foi discutida hoje no Sinduscon-DF

O déficit habitacional no Distrito Federal é um assunto que aflige o mercado da cidade há um tempo. Com o objetivo de discutir as inovações propostas pelo governo para enfrentar esse problema, o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, reuniu-se hoje (10), no Sinduscon-DF, com a Ademi-DF e outras entidades representativas do setor da construção civil. A proposta do programa Habita Brasília é realizar uma política que vá além da entrega de unidades habitacionais e que esteja voltada para o planejamento das cidades. O intuito é atender a vários cenários socioeconômicos, oferecendo diferentes modalidades de habitação.

O vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF, João Accioly, acredita que a atitude é positiva para o setor.  “Construir uma nova política habitacional ouvindo e debatendo com as entidades e os setores organizados é um diferencial muito grande. Dessa forma, se cria uma política de estado, não de governo, onde a chance de perdurar por mais tempo é maior”, ressaltou. Com a palavra, o secretário reforçou a urgência e relevância do investimento na política habitacional.  “Quem paga o preço não é apenas a classe mais pobre, mas sim toda a sociedade. O ar que se respira é o mesmo, o engarrafamento é o mesmo e as questões de abastecimento de água também não possuem mais fronteira social”, lembrou.

No evento, foram apresentados os cinco eixos previstos no programa: venda de lotes urbanizados, locação social, assistência técnica, oferta de residências em edifícios de uso misto e continuidade do Programa Morar Bem. O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, elogiou a iniciativa e aproveitou para agradecer a presença do secretário e reforçar a parceria com a Ademi-DF. Compareceram também ao encontro o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz; e os diretores do Sinduscon-DF, Leonardo Ávila e Adalberto Júnior.