Nova estrutura da Seduh é apresentada ao setor produtivo do DF

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação

O compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) com o planejamento do território foi reafirmado na primeira reunião de diretoria, em 2019, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF).

O evento ocorreu nesta terça-feira (29), na sede da entidade, no Setor de Indústria e Abastecimento.

Participaram do encontro o titular da Seduh, Mateus Oliveira; o presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta; o secretário de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Daclimar Azevedo; o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Daniel Mangabeira, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Fátima Có, também acompanharam o debate.

Um dos pontos destacados pelo titular da Seduh, Mateus Oliveira, foi nova estrutura da pasta, com o fortalecimento da Central de Aprovação de Projetos (CAP) e com a criação da Subsecretaria de Novos Parcelamentos e Regularização Fundiária (Supar).

As mudanças internas têm o objetivo de facilitar o contato da gestão pública com a sociedade civil. “Os cidadãos têm de ter condição de ser ouvidos. Para isso, precisamos oferecer um atendimento de excelência”, defendeu o secretário Mateus Oliveira.

O contato entre governo e empresários é importante para o entendimento dos entraves ao desenvolvimento do setor, como destacou o presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta. “A diretoria do sindicato agradece a presença de todos. Este é só o primeiro de muitos encontros".

Práticas de boa gestão norteiam trabalhos da Seduh

As propostas para desenvolvimento urbano do DF estão alinhadas à política de governança e às medidas de prevenção da corrupção em iniciativas governamentais. É o que garante o secretário Mateus Oliveira. “Não há mais espaço para desvios de conduta na Administração Pública”, afirmou.

Para isso, os gestores públicos passaram por capacitação antes da posse. “Todos nós, secretários, passamos por um curso de compliance oferecido pelo Tribunal de Contas da União”, afirmou Oliveira.