Nota à imprensa – Matéria veiculada no Portal Metrópoles

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) manifestam sua indignação com as informações divulgadas na matéria “MPC-DF investiga superfaturamento de 40% em obras de creches”, publicada no dia 15 de julho, pelo Portal Metrópoles. Inicialmente, torna-se necessário alertar que a reportagem não consultou nenhuma construtora, bem como nenhuma entidade representativa do setor.

As informações que apontam o superfaturamento das obras de creches no DF estão equivocadas e podem ser comprovadas. Lá, encontram-se definidas as atribuições e responsabilidades de cada uma das partes envolvidas. Fica, portanto, claro constatar que as construtoras estão trabalhando dentro da legalidade.

O Sinduscon-DF e a Asbraco reforçam, ainda, que a análise de planilhas orçamentárias deve ser feita por pessoas entendidas do assunto, considerando a complexidade de todos os itens envolvidos. Análises pontuais, sem conhecimento das variáveis, podem levar a interpretações equivocadas, como foi o caso. Vale ressaltar, como a própria matéria aponta, que a mão de obra e os materiais de construção no DF são mais caros do que em outras unidades da federação.