Norma sobre revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas entra em consulta nacional

Assessoria de Comunicação da Cbic

Encontra-se em consulta nacional até o dia 20 de março a NBR 13.755, que trata do procedimento para o revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o objetivo da revisão é atualizar o texto para adequação à tecnologia construtiva atual e aos novos conhecimentos adquiridos desse 1997. A versão atualizada da norma também expõe diretrizes e boas condutas de projetos de revestimento de fachadas, em função de diversas variáveis presentes no revestimento, e discussões com projetistas de revestimento provenientes de cidades como Belém, Recife, Natal, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo.

A revisão também valoriza o detalhamento da execução da etapa de obra, com um controle antes, durante e depois da sua realização. Além disso, propõe uma verificação prévia da camada de emboço, através de um ensaio de resistência superficial, incluindo critérios de aceitação. Tal procedimento é utilizado por diversos projetistas, mas ainda não era normatizado. Segundo a ABNT, o texto trata do projeto e execução de revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante. Para participar da consulta pública, clique aqui.

(Com informações do Portal Piniweb)