Nome do Deck Sul homenageará pioneiros de Brasília

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Cibele Moreira
Agência Brasília

Clube dos Pioneiros e Sinduscon-DF sugeriram ao governador, nesta quarta (26), o nome de Cláudio Sant’Anna, engenheiro que chegou na capital em 1957, para nomear o espaço

O Deck Sulcomplexo de lazer às margens do Lago Paranoá que será inaugurado em breve, deverá receber o nome de um pioneiro em homenagem aos que vieram a Brasília para a construção da capital.

A sugestão de nomear o espaço como Parque Engenheiro Cláudio Oscar de Carvalho Sant’Anna foi feita por representantes do Clube dos Pioneiros e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), nesta quarta-feira (26), ao governador Rodrigo Rollemberg.

Engenheiro civil, Cláudio Sant’Anna chegou a Brasília em dezembro de 1957. Segundo a proposta, o local onde hoje está instalado o Deck Sul serviu de abrigo para construtoras. A homenagem seria uma reverência a todos os engenheiros que ajudaram na construção da cidade.

O governo local estudará as regras para renomear o espaço, sendo possível o envio de um decreto ou de um projeto de lei para a Câmara Legislativa.

Quem foi Claúdio Sant’Anna?

Entre as obras que comandou, estão 11 blocos da 106 Sul, o Jardim de Infância da 308 Sul, o Hospital Regional de Sobradinho e a Reitoria e o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). Sant’Anna comandou, entre outras obras, o Hospital Regional de Sobradinho e a Reitoria e o Centro Olímpico da UnB.

Além disso, presidiu a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Também fundou o Sinduscon-DF, sendo o primeiro presidente do sindicato, de 1963 a 1968.

Participaram da reunião representantes do governo; o presidente do Clube dos Pioneiros, Roosevelt Beltrão; o filho de Cláudio e representante dos pioneiros, Francisco Sant’Anna; e o presidente do Sinduscon, Luiz Carlos Botelho.

Deck Sul é parte de melhorias na orla do lago

As obras do Deck Sul, que são parte do plano de recuperação da orla do lago, estão em fase de finalização. Próximo à Ponte das Garças, na Avenida das Nações (L4 Sul), toda a estrutura física do complexo de lazer já está pronta.

Há, por exemplo, 7,4 mil metros quadrados de calçadas, ponto de encontro comunitário (PEC), circuito com equipamentos para ginástica, quadras de vôlei e poliesportiva, parques infantis, ciclovia e pista de cooper.

O investimento é de R$ 10,7 milhões — recurso de convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Terracap e a Novacap.

Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?