NBR 15.575: o que ela traz de mudanças para o mundo da Arquitetura?

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF 


No evento, Sinduscon-DF recebeu homenagem da Associação Brasileira de Cimento Portland pelos 10 anos de parceria

Uma homenagem da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) ao Sinduscon-DF abriu o evento “Normas e Projetos”, na manhã desta quinta-feira (10). O representante da ABCP Fernando Crosara entregou ao presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho Ferreira, e ao diretor de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF), Dionyzio Klavdianos, o livro “ABCP 80 anos. Uma trajetória de sucesso” e uma escultura de mesa elaborada pelo arquiteto Ruy Ohtake, que levou o nome de "Concreto Arte em Movimento". “Essa homenagem é uma forma de reconhecer a grande parceria por mais de uma década”, frisou Crosara. Ferreira agradeceu a ABCP e ressaltou: “o nosso sucesso é fruto desse trabalho em conjunto, que produz soluções de qualidade para a construção civil do país”.

Após a homenagem, o evento seguiu para a rodada de palestras, que buscou explicar todos os impactos da Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575/2013, tanto em escritórios de projetos quanto para profissionais da área de Arquitetura. Para Klavdianos, a norma é um marco para o setor e todo evento que aborda esse tema tem uma alta importância para a qualidade dos processos construtivos. "Como ela nos faz construir melhor, o resultado é um empreendimento que atenda, pelo menos, o mínimo das expectativas do cliente. É essencial que todos os profissionais estejam cientes de suas exigências e impactos", destacou. 

O primeiro palestrante, diretor técnico da Rubio & Luongo Arquitetura, Márcio Luongo, mostrou como devem ser as adaptações de um escritório de Arquitetura para seguir tal norma. Aspectos técnicos, estruturais e jurídicos foram abordados. A explicação sobre as mudanças no cenário de trabalho para os arquitetos, em função da norma, ficou a cargo da presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Miriam Addor, que abordou sobre legislação, questões institucionais, marketing e ainda quais são as novidades que os profissionais devem ficar atentos, com relação ao cumprimento da NBR. 
 
O papel do fornecedor também foi um dos assuntos tratados no evento. O gerente da Portobello Técnica, Luiz Henrique Manetti, mostrou como esses profissionais podem ser indutores de qualidade no projeto. Já o diretor da Axial Engenharia, Carlos Eckhard, falou sobre a influência da norma em outro tipo de escritório, o de projetos de instalações. Ao final da manhã foi apresentado o manual para contratação de projetos para o desempenho de edificações habitacionais, pelo diretor da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Paulo Andery. 


Luiz Carlos Botelho Ferreira e Dionyzio Klavdianos recebem homenagem da ABCP

Ferreira também lembrou o esforço e a dedicação do Sinduscon-DF para oferecer, com frequência, cursos e palestras voltadas à área de Engenharia e Arquitetura. “Queremos melhorar cada vez mais os profissionais do setor”, garantiu. O presidente da casa aproveitou a ocasião para convidar a todos os participantes para o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que irá ocorrer em Brasília, entre os dias 24 e 26 de maio do ano que vem. 

Representando o Sinduscon-DF, também compareceu o vice-presidente José Amaro Neto. O evento contou, ainda, com representantes de empresas incorporadoras, construtoras e escritórios de projeto e consultoria, além de profissionais da área, fabricantes de materiais de construção e estudantes. 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?