Não há outro caminho para o futuro da construção a não ser o da inovação

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Comunicação da Cbic

Em artigo publicado no Blog GBC Brasil, Wilson Catelani, destaca que não há outro caminho para o futuro da construção senão o da inovação. Cita o BIM como alavanca de inovação na indústria da construção civil. Segundo Catelani, uma reação bastante oportuna para responder a este momento complexo vivido pela indústria da construção civil no Brasil, seria a migração para o Building Information Modeling (BIM). 
 

n

“Adotar BIM significa tomar a decisão de inovar”, ressalta.  Por definição, BIM é aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde as etapas mais iniciais, quando um ´objeto a ser construído´ ainda está sendo criado e conceituado, abrangendo as fases de projeto e especificações, a própria fase de construção até a gestão das edificações ou instalações (ativos) já construídos, ocupados e utilizados. 
 
Neste último caso, os usos mais comuns do BIM estão diretamente relacionados à gestão da manutenção e da ocupação dos espaços. Como BIM é abrangente demais, esta é uma das causas que dificultam seu correto entendimento e emperram uma mais ampla adoção. Há também muito ruído e imprecisão nas informações sobre a tecnologia. Muitos pensam que BIM é somente software, usado apenas para o desenvolvimento de projetos e, na verdade, trata-se de um conjunto de processos, políticas e ferramentas, que em conjunto, quando bem planejadas e implementadas, oferecem novos recursos para os diversos profissionais que atuam na indústria da construção. Com o BIM pode-se criar um modelo virtual (e muito preciso) de um edifício, construindo-o digitalmente.
 
Clique aqui para acessar a íntegra do artigo. 
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?