Ministro do Meio Ambiente participa de reunião do setor da construção

Agência CBIC

Entidades associadas à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e suas empresas afiliadas participaram, via transmissão online nesta quarta-feira (24), de reunião exclusiva com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre o tema Licenciamento Ambiental.

Em nome do setor, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reconheceu a importância do desempenho do ministro à frente da Pasta em relação a relevantes assuntos para o País, e destacou pontos que para o mercado imobiliário são de fundamental importância, como os relativos ao conflito do que é urbano e do que é florestal. “O Código é Florestal, mas o que é mais atingido é o pessoal da área urbana”, afirmou Martins, citando os problemas das áreas de preservação permanente (APPs) em áreas urbanas.

O ministro agradeceu o convite e o apoio do setor aos bons projetos e às ideias institucionais que o Brasil precisa ter na parte de segurança jurídica, previsibilidade e bom senso, “tópicos que dizem respeito à prosperidade de forma sustentável e equilibrada, conciliando o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, com bom senso”, mencionou Salles.

“O tema ambiental é uma agenda suprapartidária de todos os espectros e precisa ter a pauta do bom senso, do equilíbrio, da racionalidade e da desburocratização do que não precisa ser burocrático. Desburocratizar não significa precarizar garantias, tirar a defesa do meio ambiente. Muitas vezes, análises que são lentas não entregam a proteção ambiental necessária. Não há uma relação ente demora e complexidade com qualidade na proteção ambiental”, frisa Ricardo Salles.

Sobre a Legislação da Mata Atlântica, esclareceu que a Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) que vai decidir se aplica ou não o dispositivo do Código Florestal no bioma da Mata Atlântica.

O advogado e consultor Marcos Saes informou que a CBIC está ingressando como “amicus curiae” na referida ação ainda nesta semana.

Durante a reunião, também foram tratados assuntos referentes a:

Novo marco de licenciamento ambiental, abordado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti.

Manutenção da rigidez da legislação com diminuição da burocracia, pelo presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Basílio Jafet.

Paralisação de 14 mil obras em razão de licenciamento ambiental e webinar sobre ‘Labirinto das Obras Públicas’, pelo presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

Excesso de judicialização, pelo advogado Raul Amaral, do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC.

Tema 1010 sobre APP urbana, no que se refere ao afastamento do curso da água e Lei Geral de Licenciamento Ambiental, pelo consultor Marcos Saes.

Simplificação da política ambiental nos municípios, pelo vice-presidente da CBIC, José Irenaldo Quintans.

Programa de Investimentos em Logísticas (PIL) do centro urbano de São Paulo, pelo vice-presidente de Incorporação Imobiliária do Secovi-SP, Emílio Kallas.

O tema abordado tem interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII), de Habitação de Interesse Social (CHIS) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA), com a correalização do Serviço Nacional da Indústria (SENAI).

O próximo Diálogos CBIC será amanhã (25), às 9h, com a participação do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, que apresentará o plano de habitação do estado, e do deputado federal, Efraim Filho, relator da MP 975 (Programa Emergencial de Acesso a Crédito).