Ministro das Cidades confirma que valor do imóvel do Programa Minha Casa, Minha Vida irá aumentar

O Globo Online
Com informações da Cbic

Os valores dos imóveis do programa federal de habitação popular do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) deverão aumentar no ano que vem. A afirmação foi confirmada pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi, nesta quarta-feira, durante a assinatura de contrato para elaboração do projeto de BRT TransBrasil, no Rio de Janeiro.

"Nós não temos ainda o estudo completo então não temos condições de dar nenhuma informação. Vamos alterar algumas coisas no próximo ano (no PMCMV)", afirmou.

Segundo o ministro, o aumento dos valores dos imóveis está entre elas. "Aquilo que hoje tem um teto máximo de R$ 190 mil em São Paulo, em Brasília e no Rio de Janeiro, por exemplo, devemos fazer uma atualização desse valor. A outra coisa, é aumentarmos o valor do PMCMV, que hoje no Rio e em São Paulo tem um limite de R$ 76 mil. Devemos fazer uma readequação desses valores. Até porque a última atualização desse valor foi em 2012."

O ministro explica que a ideia é que a alteração entre em vigor no próximo ano. "Estamos estudando, com a equipe econômica, com a ministra de Planejamento (Miriam Belchior) e com o Ministério das Cidades para levarmos à presidente Dilma Rousseff uma nova proposta para a fase 3 do PMCMV, que terá 3 milhões de moradias e que passa a vigorar a partir do ano que vem. A presidente, nos últimos dias, autorizou que desses 3 milhões de novas moradias, para o período entre 2015 e 2018 ,um novo aporte de 350 mil unidades possa ser contratado a partir de janeiro dentro das condições atuais. Ainda não vamos ter uma alteração. Isso não está previsto."

A informação foi adiantada na segunda-feira pela secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, ao participar de um evento com representantes da indústria da Construção Civil, em São Paulo. O último aumento foi em outubro de 2012, quando os valores passaram de R$ 170 mil para R$ 190 mil, o valor máximo de um imóvel no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.