Ministério das Cidades vai lançar documentos orientativos sobre a Norma de Desempenho – Cbic

Assessoria de Comunicação da Cbic

A Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) abriu espaço para a entrada de novas tecnologias na indústria da construção. Desde sua entrada em vigor, há dois anos, estabeleceu-se no setor padrões de qualidade e desempenho para os materiais de construção que, agora, nortearão também o Programa Minha Casa Minha Vida, um dos mais importantes projetos de habitação popular em curso no país. Desde sua criação, o Programa Minha Casa Minha Vida envolveu uma preocupação com a qualidade da construção das moradias populares e também uma necessidade do setor e do governo federal de melhor acompanhar a qualidade das moradias pós-ocupação.

Para isso, foi criado em 2014 o Grupo Gestor (GG) da Norma de Desempenho no Ministério das Cidades, do qual participam entidades de classe, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), além de representantes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, operadores financeiros do programa. O Cbic Mais conversou com Orestes Gonçalves, membro do GG e professor da Politécnica de Universidade de São Paulo; e Henriqueta Alves, membro do GG e consultora da Cbic, para esclarecer o que está sendo realizado em prol da Norma de Desempenho e como isso influencia o setor da construção. “É um trabalho sem precedentes para o setor. Conseguimos unir todos os elos da cadeia produtiva para editar um material composto por quatro documentos”, comemora

n

Orestes Gonçalves. O documento que norteia o trabalho, e que será lançado no 2o semestre deste ano, é o “Especificações de Desempenho dos Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (HIS)”. Ele será acompanhado por mais três documentos
orientativos: Orientações para aplicação das especificações de desempenho e empreendimento de HIF; Orientações para o agente financeiro; e, por fim, o Catálogo de Soluções. “Os documentos têm um caráter evolutivo, pois ao longo do tempo vamos incluir mais experiências”, explica o professor da Poli/USP. A consultora da Cbic e membro do grupo do Ministério, Henriqueta Alves, avalia positivamente o trabalho que vem sendo realizado. “É importante o trabalho que está sendo realizado por esse grupo gestor em conjunto com outras entidades do setor”, elogia. No âmbito do Minha Casa Minha Vida, a consultora da Cbic lembra que “a Caixa já está exigindo o cumprimento da Norma de Desempenho por meio do seu programa ‘De olho na qualidade’.”