Mercado imobiliário do DF tem melhor abril desde 2015, aponta Pesquisa IVV

Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

A construção imobiliária no Distrito Federal passa por um momento de boas perspectivas em vendas, conforme comprova o indicador mais confiável deste segmento, o Índice de Velocidade de Vendas (IVV), apurado desde janeiro de 2015. O mais recente IVV dos imóveis residenciais, referente ao mês de abril e divulgado hoje, aponta o segundo melhor desempenho de toda a série histórica do índice: 7,5%. No ano, a curva de velocidade de vendas tem sido ascendente desde janeiro.

n

As vendas líquidas mensais seguem positivas. Em fevereiro este indicador foi de 91%, em março subiu para 92% e em abril ficou em 86%. Este índice considera o número de unidades vendidas menos os distratos eventuais dividido sobre as vendas totais.

“Há uma situação favorável para a compra de apartamentos e casas no Distrito Federal. Até mesmo os bancos avaliaram que precisam incrementar o crédito imobiliário porque já identificaram que há uma demanda crescente na Capital do País, corroborada pela Pesquisa IVV”, afirma o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF), Paulo Muniz.

O IVV de 7,5% em abril supera com folga o percentual considerado mínimo ideal de velocidade de vendas de um empreendimento imobiliário, que é de 5%.

Uma vez que a oferta de imóveis residenciais novos prontos está cerca de três vezes menor do que a média histórica, as empresas imobiliárias voltaram a intensificar a venda de apartamentos na planta. O IVV de imóveis residenciais prontos em abril foi de 4,8% enquanto que o IVV de empreendimentos em construção foi bem mais elevado: 11%.

“A oferta de imóveis para moradia novos desabou no DF. A pesquisa IVV de abril mostra que tínhamos pouco mais de 3,3 mil unidades novas. É muito pouco para uma demanda crescente”, avalia Paulo Muniz.

Este desequilíbrio também impulsiona o valor do metro quadrado. O valor médio em abril, no DF, ficou em R$ 9.254 (valor de oferta). Em alguns setores, como o Noroeste, em que o valor chegou a ficar abaixo dos R$ 9 mil nos anos anteriores, o preço de oferta do metro quadrado pode chegar à casa dos R$ 11,9 mil. Em Águas Claras, o valor do metro quadrado voltou a superar a casa dos R$ 6 mil e no Park Sul já está em mais de R$ 10,3 mil.

Independente disso, o estudo do IVV aponta que apartamentos com 4 quartos, que geralmente têm preços mais elevados, voltaram a figurar com maior aceleração de vendas em abril (IVV de 11,9%). Nos meses e anos anteriores, os campeões de aceleração de vendas eram, geralmente, as unidades com 2 e 3 quartos.

Em abril, a pesquisa IVV informa que houve apenas um lançamento imobiliário, com 70 unidades novas. De janeiro a abril ocorreram três lançamentos, com um total de 202 unidades, de acordo com a amostra da pesquisa.

O estudo compila informações de 32 empresas, responsáveis por 87% das ofertas do mercado imobiliário do DF. A pesquisa é conduzida pela Ademi-DF e pelo Sinduscon-DF – Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF, com apoio do Sebrae-DF. A empresa Opinião Informação Estratégica é responsável pela coleta, tabulação e análise das informações, obtidas junto às empresas que aderiram voluntariamente ao projeto.

Empregos e corretores

A Pesquisa IVV também acompanha o nível de emprego (direto e terceirizados) nas obras da construção imobiliária e também a atuação de corretores nas vendas. A cadeia produtiva agrega um grande volume de assalariados, pequenos e micro empresários.

Em abril, as obras envolveram 5.156 trabalhadores, sendo 1.268 terceirizados; em relação às vendas em abril, 251 unidades foram vendidas com a participação de 336 corretores envolvidos.
IVV Comercial

O gráfico a seguir mostra a evolução do IVV dos imóveis comerciais.