Marketing Digital atrai empresários para palestra no Sinduscon-DF

Kamila Marques

n

A Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (Dipe/Sinduscon-DF), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), realizou na última quarta-feira, 12, palestra sobre “Marketing Digital – Como é o seu convívio neste e-cossistema?”, para que micro e pequenas empresas da Construção Civil cheguem mais rápido e de forma eficaz aos seus clientes.

O evento, realizado no auditório do sindicato, contou com a presença de Antonio Borges, diretor de Incentivo às Pequenas Empresas do Sinduscon-DF; e de João Carlos Pimenta, vice-presidente da casa, representando o presidente Julio Peres. Os palestrantes da noite foram Gustavo Zobaran e Carlos Henrique Carmo.

O objetivo da palestra foi orientar empresários de micro e pequenas empresas a usarem estratégias e ferramentas que os auxiliem na comunicação efetiva com seus clientes, por meio da internet.

Para Antonio Borges, a integração entre o sindicato e as pequenas construtoras é a principal bandeira de sua diretoria. “Hoje, as empresas precisam de um apoio de uma entidade ou instituição. Com a parceria do Sebrae-DF, iremos trabalhar em um projeto para 2015, de modo a disponibilizar cursos que orientem as micro e pequenas empresas da Construção Civil do DF em diversas áreas”, divulgou.

O vice-presidente do Sinduscon-DF, João Carlos Pimenta, falou que a divulgação pela internet, principalmente nas redes sociais, é essencial não só para as empresas, mas, também, para todos os setores. “A internet, hoje, representa um potencial muito grande. Se bem utilizada, a empresa pode atingir horizontes maiores do que ela teria se não utilizasse essa ferramenta”, acrescentou.

“O futuro do marketing não é digital, mas, sim, comportamental”, disse o palestrante Carlos Henrique Carmo. Para ele, o foco está no marketing comportamental, que é o marketing das pessoas. “Para isso, é necessário traçar estratégias. E o marketing digital vai os auxiliar nessas metas a serem almejadas”, orientou.

Segundo Gustavo Zobaran, também palestrante da noite, o marketing digital deve se pautado dos fatos que acontecem do lado de fora da empresa, para que, assim, se desenvolva uma estratégia correta. Ele pontuou, também, o crescente número de acessos à internet. “O DF é a unidade da federação que mais acessa internet em domicílio. É preciso ter foco e entender onde seu público está. Na sequência, é só utilizar a ferramenta adequada”, afirmou.