Mais de 50 anos de Encontros Nacionais da Indústria da Construção

Maior evento brasileiro do calendário anual da Cbic já passou por todas as regiões do país

n

O Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) reúne, há mais de 50 anos, empresários de todo o Brasil. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o evento tem como objetivo produzir debates qualificados sobre temas da agenda nacional e de interesse da construção civil. O maior evento brasileiro do calendário anual da entidade já passou por todas as regiões do país.

A partir da 34ª edição, em 1979, os registros contam que o Enic era realizado apenas uma vez ao ano. Em 1983, passou a contar com uma edição no primeiro semestre e outra no segundo, sendo que, nos anos 1984 e 1987, o Enic contou com três encontros anuais. Já em 1985, 1990 e 2003, somente uma edição.

Os Enics dos anos 2000, 2001 e 2002 foram alternados com as Conferências Nacionais da Indústria da Construção (Confics), um evento direcionado ao viés político. A partir de 2003, de acordo com os registros da Cbic, na 75ª edição, em Goiânia, o Enic passou a ser realizado anualmente. Desde então, o encontro já contou com diversas cidades do país como sede.

O último Enic aconteceu em Foz do Iguaçu. Lá, foi lançado oficialmente o 89 º Enic, que será realizado pelo Sinduscon-DF, em Brasília. Após dez anos, o encontro nacional volta à capital federal. Com o slogan “Superação é nossa maior obra”, o Enic Brasília promete ser um divisor de águas na história do país.

Diante do atual cenário político e econômico, o presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho Ferreira, defende que não há lugar melhor para a realização do Enic, senão Brasília, centro de todas as decisões. “Queremos superar os impasses e a crise, gerar inovações e procedimentos permanentes para o segmento que mais pode empregar e dar condições econômicas para o país”, afirma. O presidente da Cbic, José Carlos Martins, reforça que “o evento vai discutir muito fortemente esse momento difícil da vida nacional e contribuir, apontando soluções”.

Sobre o Enic Brasília 2017

O 89º Enic acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O Sinduscon-DF, como anfitrião desta edição, espera reunir cerca de duas mil pessoas, entre autoridades, empresários, técnicos e agentes financeiros, para trocar experiências e criar novas formas de transpor os desafios do mercado e da economia.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial até o dia 5 de maio: www.cbic.org.br/enic. Após esta data, somente no local do evento. As taxas variam de R$550 e R$1.250. Clique aqui e confira as últimas novidades do 89º Enic!

Próximas edições

O Enic já tem novas sedes previstas. No próximo ano, será realizado em Florianópolis (SC), seguido de Rio de Janeiro (RJ) e São Luis (MA), em 2019 e 2020, respectivamente.