Mais de 400 mil projetos possuem a certificação Breeam

Patrícia Figuerêdo

Com o objetivo de destacar a importância da responsabilidade ambiental nos edifícios, o Sinduscon-DF, em parceria com o Sebrae-DF, promoveu a palestra “Como obter a certificação Breeam?”. O evento aconteceu, na tarde desta terça-feira (18), no auditório do sindicato. Engenheiros, arquitetos e estudantes estiveram presentes.

A consultora britânica Tamsin McCabe iniciou a palestra destacando que, atualmente, existem 425 mil projetos com a certificação Building Research Establishment Environmental Assessment Method (Breeam) – método de avaliação ambiental que define os mais altos padrões de qualidade em desenho e arquitetura sustentável.

Com tradução simultânea, Tamsin apresentou uma visão global do Breeam em suas diferentes áreas de avaliação, os custos de implementação, bem como o papel e a responsabilidade dos agentes envolvidos. Ela explicou que, no processo de certificação, é feita uma avaliação independente. “É importante observar os edifícios conforme as particularidades e normas do país, da localidade”, frisou. A consultora acredita que prédios certificados são mais valorizados.

Para a diretora do Lacis da UnB, Raquel Blumenschein, é importante sempre buscar a melhoria das edificações. “O Breeam é uma alternativa consistente para isso. É um instrumento importante para o cumprimento da responsabilidade social e ambiental”, destacou.

O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do sindicato, Marcontoni Montezuma, ressaltou que as metodologias de avaliação são reconhecidas internacionalmente e consideradas sobre diversas categorias dos sistemas de um empreendimento. “Com elevado nível de exigência, o selo indica que quem obtém a certificação teve critérios de excelência criteriosamente avaliados e aprovados”, afirmou.