João Carlos Pimenta é eleito conselheiro federal

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Maria Clara Andrade
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Nesta quarta-feira (30), ocorreu a votação para Conselheiro Federal, na modalidade Engenharia Civil, para representar o Crea-DF, junto ao Conselho Federal. Ao todo, 260 profissionais votaram, ficando eleitos os engenheiros João Carlos Pimenta, como titular e Maurício Canovas Segura, como suplente. João Carlos Pimenta é ex-presidente do Sinduscon-DF, tendo liderado a entidade do dia 11 de julho de 2018 a 31 de maio de 2019.

O atual presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, parabeniza o amigo João Carlos Pimenta pela nova empreitada. “Ficamos muito felizes com o resultado positivo das eleições e desejamos sucesso à frente do conselho. Que sigamos o trabalho coletivo em favor da Engenharia Civil”, destacou.

João Carlos ressaltou que ficou surpreso com a grande presença na votação deste ano, ainda que alguns não fossem votantes. “É muito importante para nós, da chapa Integração, pois nos dá respaldo para exercermos com responsabilidade essa função”, reforçou.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) é a instância superior de fiscalização do exercício das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea, tratando-se de uma entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de direito público. Seu principal objetivo é zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento do país.

Sobre João Carlos

João Carlos Pimenta é natural de Araxá (MG), formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Urbanismo e Saneamento. Atualmente é empresário do ramo de obras públicas e sócio fundador da Rio Platense Administração, Consultoria e Projetos, desde 1989.

Pimenta orgulha-se de ter sido responsável pela construção do Memorial JK, obra concluída em 12 de setembro de 1982, aniversário de Juscelino Kubitschek. Pela cidade, diversas obras (pontes e viadutos) também recebem a sua assinatura.

Sua trajetória sindical se iniciou em 1982, contribuindo para a fundação da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), entidade que presidiu anos depois, entre 1994 e 1997.

Na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foi presidente da Comissão de Serviços Públicos, de 1993 a 1995. Entre 2002 a 2005, presidiu a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento do Distrito Federal. E, de 2010 e 2016, esteve à frente da Presidência do Clube de Engenharia de Brasília.

As atividades no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) tiveram início em 1997, com foco no setor de obras públicas e infraestrutura, atuando também nas áreas de Fixação de Empresas e Economia e Estatística.

Em 2015, na gestão do presidente Luiz Carlos Botelho, assumiu a primeira vice-presidência. Em 2018, após o falecimento de Luiz Carlos, Pimenta assumiu o cargo da presidência do sindicato, no dia 11 de julho de 2018, tendo seu mandato seguido até o dia 31 de maio de 2019.

Participou ativamente do Conselho de Engenharia do Distrito Federal (Crea-DF), onde assumiu os cargos de presidente interino (2001), conselheiro (1999 a 2002) e vice-presidente (2005). Destaque, ainda, para a atuação à frente da Câmara Especializada de Engenharia Civil.

Agora, como conselheiro fiscal titular, irá compor o Plenário do Confea com mandato de 3 (três) anos, de 1° de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022, conforme preconiza a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?