IST oferece às empresas elaboração de Plano de Gestão de Resíduos

Assessoria de Comunicação da Fibra

A partir do dia 26 de fevereiro, empresas de todo o Distrito Federal passarão a ser fiscalizadas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) no que tange às novas regras definidas pela Política de Gestão de Resíduos Sólidos para grandes geradores.

Segundo a lei, os grandes geradores de resíduos sólidos serão responsáveis pela coleta de seus materiais, que deverá ser realizada de acordo com os procedimentos apresentados no Plano de Gerenciamento de Resíduos. O documento passa a ser obrigatório para todos os estabelecimentos de uso não residencial e que produzam mais de 120 litros por dia de resíduos sólidos indiferenciados.

Para auxiliar a adaptação dos processos, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST) desenvolveu metodologias de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGR), com o objetivo de atender às mudanças impostas pela Lei n°5.610/2016, que define o grande gerador como integralmente responsável pela separação do material reciclável, acondicionamento e destinação ambiental adequada dos resíduos gerados.

Elaborada pelas consultoras do IST Ester Martins, Sirlane Ferreira e Célia Leitão, a metodologia utilizada no PGR visa minimizar a geração de resíduos na fonte, adequando a segregação na origem, controlando e reduzindo os riscos ao meio ambiente e assegurando o correto manuseio e disposição final dos resíduos. Todos os processos, obviamente, orientados em conformidade com as legislações vigentes e de acordo com a rotina de atividade e produção da empresa contratante.

A metodologia foi aprovada pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e está de acordo com a Política Nacional e Distrital de gerenciamento de resíduos.

Além de ser uma obrigação legal, a implementação dos processos descritos no documento também traz impactos positivos para a instituição, considerando que, quando bem administrado, o PGR se torna um programa interno de diminuição de desperdícios, contribuindo para a redução de custos. Para as empresas que optarem pela contratação do PGR junto ao IST, também será ofertado o treinamento das equipes envolvidas no processo de gerenciamento dos resíduos, além de orientações sobre a utilização de tecnologias limpas e a utilização de materiais e componentes ecologicamente corretos e ecoeficientes.

Para saber mais informações sobre o Instituto Senai de Tecnologia (IST) e o mais novo serviço de elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), entre em contato com a unidade pelos telefones (61) 3353-8736 / 3351-2205 / 3353-8784 / 3353-8782 ou pelo e-mail ist@sistemafibra.org.br.