Integridade e qualidade caminhando juntos

Helena Peres

Vice-presidente do Sinduscon-DF

“A integridade é um processo sem volta”. Foi o que afirmou o presidente da Asbraco, Afonso Assad, durante evento de lançamento do Instituto Brasileiro de Integridade (IBI), na sede da entidade.

O IBI chega com objetivo de auxiliar na imparcialidade e oferecer segurança no cumprimento da Lei de Integridade 6.112/19, que foi alterada pela Lei 6.308, publicada no dia 13/06/2019. A atuação do setor produtivo foi importante para a regularização da lei. A partir de janeiro de 2020, torna-se obrigatório às empresas, que firmem contratos com o GDF, a implementação de programas de integridade.

A parceria das entidades da construção civil com o instituto será fundamental para atender, principalmente, às micro e pequenas empresas do setor (porte de muitas das associadas ao Sinduscon-DF), com preços mais acessíveis, uma vez que todas terão que se adequar à lei, conforme ressaltou o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.

A diretora de certificação do ICV Brasil, Suzete Suzuki, reforçou que as empresas não deixem para a última hora a implementação do programa, para que, em janeiro, estejam certificadas. Vale destacar que a multa pela não implementação do programa de integridade é de 0,08% ao dia, incidente sobre o valor atualizado do contrato.

A subsecretária de Compliance da Casa Civil, Patrícia Domingos, ressaltou durante o evento que o GDF também está implementando o Programa de Integridade.

Unir a integridade com a qualidade é respeitar nosso consumidor final. Quando a empresa tem um programa como este, entende-se que ela possui procedimentos e processos qualificados.

Aos associados que desejam saber mais detalhes sobre o Instituto Brasileiro de Integridade (IBI), basta entrar em contato com a Gerência Técnica do Sinduscon-DF pelo telefone 61 3234-8310 ramal 206, ou, ainda, com Fabíola Ferreira, do IBI, pelo e-mail ibintegridade@gmail.com.