Assessoria de Imprensa
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal
O SEBRAE-DF, em parceria com o CAU/DF, oferece diferentes serviços a arquitetos e urbanistas com escritórios no Distrito Federal, que queiram aprimorar o gerenciamento empresarial, bem como alavancar seus negócios. São cursos, palestra, seminário, coaching, e diversas outras atividades programadas para cinco meses de programação (veja o calendário abaixo). Além disso, o SEBRAE-DF irá oferecer uma consultoria “in loco”, por meio de visita técnica aos escritórios, a fim de detectar as dificuldades em gestão empresarial de cada empresa e, assim, oferecer a melhor solução e ferramentas gerenciais.
Para participar, o responsável pelo escritório deve se inscrever até amanhã, 28 de fevereiro, pelo link https://bit.ly/2XtOq2Y. É necessário que o escritório tenha C.N.P.J, registro no CAU/DF e se enquadrem como micro e pequena empresa. O valor regular desse conjunto de ações é de R$ 7.740,50. No entanto, mediante a parceria com o CAU/DF, o valor de investimento a ser pago pelos arquitetos e urbanistas do Distrito Federal é de R$ 2.322,15 (dois mil, trezentos e vinte e dois reais e quinze centavos). Veja as condições de pagamento:
à vista em dinheiro;
no cartão de débito e/ou crédito em parcela única;
no cartão de crédito em até 10 (dez) parcelas, ou
no boleto bancário em até 6 (seis) parcelas.
Os serviços oferecidos pelo SEBRAE-DF são os seguintes:
10 (dez) sessões de Coaching Empresarial;
1 (uma) palestra sobre aspectos da legalização de empresas;
3 (três) cursos sobre
a) como gerenciar o seu negócio;
b) controles financeiros, e
c) marketing na medida.
1 (uma) palestra sobre tributação;
1 (uma) inscrição no “2° Seminário de Integração do Setor de Construção”;
3 (três) edições do evento “Café com Negócios”, que irá ajudar o seu negócio a ampliar o networking, e
Consultoria in loco.
Veja como cada uma delas será trabalhada pelo SEBRAE-DF em sua empresa:
AÇÃO 1: Coaching Empresarial
Esta ação visa promover um desenvolvimento pessoal e profissional com foco no negócio. Seu desenvolvimento permite o alcance dos seguintes objetivos:
Elevar o desempenho do líder da empresa.
Melhorar a dinâmica dos times/sócios.
Desenvolver os pontos fracos e elevar os pontos fortes.
Trabalhar o autoconhecimento.
Desenvolver criatividade, resiliência, percepção e soluções de problemas.
Melhorar comunicação, relacionamentos e cooperação.
Desenvolver o processo de tomada de decisão em diferentes cenários.
Sua realização se dará por meio de:
1 encontro de Coaching Education no qual será apresentada a metodologia do trabalho.
10 sessões de Coaching em Grupo realizados 1x por semana no Sebrae com vistas a alcançar os objetivos acima propostos.
AÇÃO 2: Gestão Empresarial
Esta ação visa capacitar os arquitetos a ter uma visão panorâmica dos princípios, práticas e ferramentas que podem apoiar na gestão dos negócios. Para tal, serão realizados:
– Palestra: aspectos da legalização de empresas:
Conteúdo: informações sobre o processo de legalização para atuação de arquitetos por meio de empresas.
Carga horária: 02 horas.
– Curso Como Gerenciar Meu Negócio:
Conteúdo: planejamento estratégico, gestão de processos, gestão de marketing e vendas, gestão de pessoas e gestão financeira.
Carga horária: 15 horas.
AÇÃO 3: Capacitação em Finanças
Esta ação visa capacitar os arquitetos a implantar os controles financeiros, formar preços de serviços e conhecer as formas de tributação para sua atuação. Para tal, serão realizados:
– Curso de Controles Financeiros:
Conteúdo: Importância dos controles financeiros e do plano de contas. Controle dos recursos no dia-a-dia de uma empresa. O fluxo de caixa. Análise do fluxo de caixa e determinação do capital de giro na empresa. Apuração dos resultados da empresa
Carga horária: 15 horas.
– Palestra de Tributação:
Conteúdo: a importância social do tributo, instrumentos que controlam o recolhimento de tributos, as opções tributárias no Brasil, comparação de opções tributárias e a melhor opção para a empresa (planejamento tributário).
Carga horária: 02 horas.
AÇÃO 4: Capacitação para ampliação de mercado
Esta ação visa desmitificar o entendimento do Marketing e apresentar ferramentas para sua utilização nos negócios de modo que permitam aumentar o mercado consumidor de seus serviços. Para tal, serão realizados:
– Curso Marketing Na Medida:
Conteúdo: conceitos centrais de marketing, estratégias de marketing, tópicos avançados em marketing e elaboração de um plano de marketing.
Carga horária: 16 horas.
AÇÃO 5: Consultoria empresarial
Esta ação visa possibilitar aos arquitetos a realização de 30 horas de consultoria em um dos temas abordados nas capacitações conforme a seguir: coaching, planejamento (plano de negócios), finanças ou marketing.
AÇÃO 6: Café com negócios
Esta ação visa possibilitar para os arquitetos o contato com: especialistas em temas como incorporação, ou outros conforme demanda, e com outros empresários de destaque para troca de experiências e conhecimento de novos modelos de negócios.
– 1º Café com Negócios:
Tema: gestão empresarial na arquitetura.
Convidado: sugestão: Paulo Mezzomo. Arquiteto e empreendedor. Atuante em projetos de edificações. Além do seu escritório de projetos, dirigiu também uma incorporadora de imóveis entre 2010 e 2016, e atua em outros nichos de investimentos imobiliários.
– 2º Café com Negócios:
Tema: experiência de construção por escritórios de arquitetura.
Convidado: representante da empresa Smart (Porto Alegre). A empresa trabalha com produção arquitetônica, desenvolvimento e conceituação imobiliária.
– 3º Café com Negócios:
Tema: experiência de construção por escritórios de arquitetura.
Convidado: representante da empresa YI (Brasília). O escritório atua em projetos residenciais, corporativos, comerciais e no gerenciamento de obras.
A programação com os palestrantes citados nos encontros de café de negócios está sujeita a alteração em virtude de disponibilidade dos mesmos. Os temas poderão ser ajustados conforme a disponibilidade e após acordado com o Conselho.
AÇÃO 7: Seminário de Integração do Setor da Construção
Esta ação visa possibilitar aos arquitetos a participação no 2° Seminário de Integração do Setor da Construção. Além de promover a integração das empresas do setor o evento tem como objetivos gerar negócios e promover conhecimentos sobre gestão empresarial.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Coaching Coletivo
1° Encontro – 2 de abril de 2019
2° Encontro – 9 de abril de 2019
3° Encontro – 30 de abril de 2019
4° Encontro – 7 de maio
5° Encontro – 14 de maio
6° Encontro – 28 de maio
7° Encontro – 4 de junho de 2019
8° Encontro – 11 de junho de 2019
9° Encontro – 18 de junho de 2019
10° Encontro – 4 de junho de 2019
Café com Negócios
1° edição – 23 de julho de 2019
2° edição – 6 de agosto de 2019
3° edição – 23 de agosto de 2019
Palestra “Aspectos da legalização de empresas” – 16 de abril de 2019
Curso “Como Gerenciar o meu negócio” – 22 a 25 de abril de 2019
Curso “Controles Financeiros” – 20 a 24 de maio de 2019
Palestra de tributação – 9 de julho de 2019
Curso “Marketing sob Medida” – 19 a 23 de agosto de 2019
(*) Datas sujeitas a alterações.
Serviços
– Informações junto ao SEBRAE-DF: (61) 3362-1750 com Zaíle e/ou Gabriela
– Inscrições: https://bit.ly/2XtOq2Y
– Valor Regular do Investimento: R$ 7.740,50 (sete mil, setecentos e quarenta reais e cinquenta centavos)
– Valor a ser pago por meio da parceria com o CAU/DF: R$ 2.322,15 (dois mil, trezentos e vinte e dois reais e quinze centavos) a ser pago diretamente na Tesouraria do Sebrae-DF
PRINCIPAIS DÚVIDAS
ONDE E QUAL HORÁRIO IRÃO ACONTECER AS ATIVIDADES?
O SEBRAE-DF ainda não definiu o local e o horário das atividades, pois aguarda o fechamento das inscrições para que possa atender a todos os inscritos com as melhores opções de lugar e turno (matutino, vespertino ou noturno). Mas, a princípio, seria em suas unidades no Setor de Indústrias Gráficas (SAI) ou na 515 Norte.
ATÉ QUANDO POSSO ME INSCREVER?
As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (28/2). A princípio, não há a intenção em se prorrogar as mesmas.
QUEM SERÃO OS PROFISSIONAIS CONVIDADOS PARA O “CAFÉ COM NEGÓCIOS”?
Os nomes ainda não foram definidos, mas os participantes poderão indicar ao SEBRAE-DF profissionais renomados do setor de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal ou de qualquer parte do país. A entidade se dispõe a trazer esses arquitetos e urbanistas para participar dos eventos programados.
QUANTAS PESSOAS DE UM ESCRITÓRIO PODEM PARTICIPAR?
São diversas ações e produtos em que podem participar 2 (dois) responsáveis/sócios ou pessoas do escritório indicadas por eles. É o caso, por exemplo, das atividades de Capacitação em Finanças (Ação 3), em que podem participar tanto o responsável pela empresa quanto o profissional que ele indicar, desde que atue diretamente nesta área em sua empresa. A exceção é para as atividades de coaching em que apenas o responsável pela empresa poderá participar, devido ao direcionamento estratégico em formato individual.
PODEM PARTICIPAR ARQUITETOS INSCRITOS COMO MEI (Micro Empreendedor Individual)?
As ações previstas não contemplam arquitetos e urbanistas inscritos como MEI. Podem participar apenas micro e pequenas empresas que atuem na área de Arquitetura e Urbanismo, com CNPJ válido e registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF).
PODEM PARTICIPAR ESCRITÓRIOS DE OUTROS ESTADOS?
Infelizmente, não, porque o SEBRAE atende por região e as atividades do SEBRAE-DF são direcionadas ao público local. Portanto, podem participar somente os escritórios de arquitetura e urbanismo do Distrito Federal, com registro em conselho profissional local.