Agência Cbic
A Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat) divulgou, nesta segunda-feira (28), nova edição do estudo “Termômetro”. A pesquisa, que avalia o grau de otimismo e pretensões de investimentos futuros por parte dos empresários da indústria, indicou que a expectativa da maioria dos entrevistados é regular.
Em relação às vendas ao mercado interno em maio, a avaliação foi majoritariamente regular (59%). Outros 27% consideram o período bom, 9% ruim e 5% muito ruim. Para junho, diminuem as impressões negativas e a percepção regular cresce, chegando aos 68%.
Quanto à expectativa de ações governamentais para os próximos meses, 77% se mostraram “indiferentes”. De acordo com a Abramat, devido ao cenário eleitoral – com estagnação das obras de infraestrutura – e aos bons resultados das vendas no varejo, os empresários estão mais atentos às vendas de reposição de estoque das lojas de materiais do que às grandes vendas ao governo, incorporadoras e construtoras.
Além disso, pela primeira vez no ano abaixo dos 60%, no presente mês de maio, apenas 55% das associadas da Abramat indicaram ter pretensão de investir, no médio prazo, em sua capacidade produtiva, seja por meio da expansão ou da modernização dos meios de produção.
(Com informações da Abramat)