Indústria da construção se reúne em Salvador para avaliar cenário nacional e o futuro do setor – Cbic

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Comunicação da Cbic

A indústria da construção reúne-se hoje, na cidade de Salvador, para discutir os temas mais importantes de sua agenda e discutir o futuro do setor. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com realização do Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia) e da Ademi-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia), o 87ª Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) será aberto na noite de hoje, 23, no Senai/Cimatec, na cidade de Salvador (BA), tendo como tema “Brasil mais eficiente, País mais justo”. Para esta edição, que retorna à Bahia após 16 anos, são esperadas 1.500 pessoas, em um evento que terá a presença do vice-presidente da República, Michel Temer; do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi; da presidente da Caixa Econômica Nacional, Miriam Belchior; do governador da Bahia, Rui Costa; e do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto.

A programação do 87º Enic envolve a participação de gestores e especialistas de todo país e também internacionais. Estão na agenda do evento temas como habitação, infraestrutura, concessões e PPPs, práticas de sustentabilidade, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e investimento em responsabilidade social. Segundo o presidente da Cbic, José Carlos Martins, o Enic será uma excelente oportunidade para discutir a crise que vive o País. “Vamos debater com os empresários e buscar soluções para a crise econômica. E também esperamos difundir experiências inovadoras entre aqueles que fazem a indústria da construção civil”, diz Martins.

O presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos, entende que são muitos os avanços “do portão da obra para dentro” e o Enic é mais uma oportunidade de trocas de experiências e conhecimento. O executivo acredita que será o momento de avançar nos principais assuntos do setor, mas entende que as mudanças no País são urgentes. “São necessárias reformas estruturantes que reduzam a burocracia e que melhorem o ambiente de negócios, contemplando as questões trabalhistas, fiscais, de gestão do estado, política, entre outras”, diz Passos. O presidente da Ademi-BA, Luciano Muricy, completa que o Enic chega justamente para ajudar a cadeia construtiva. “Será durante este encontro que pretendemos encontrar medidas para sair dessa crise”, completa Muricy.

Outro destaque será o lançamento das três publicações da Comissão de Meio Ambiente da Cbic (CMA), como o Guia de Compra Responsável, o Guia de Orientação para o Licenciamento Ambiental e o Mapeamento de Incentivos Econômicos para Construção Sustentável. A Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas da Cbic (CPRT) também lançará dois guias: o Guia Orientativo de Segurança e o Guia Orientativo Áreas de Vivência. Além disso, serão apresentados três vídeos sobre os acidentes mais comuns no setor da construção: choque elétrico, soterramento e queda por trabalho em altura.

As cinco comissões e o banco de dados da Cbic apresentarão painéis durante o encontro do setor, com convidados internacionais, como o Professor da Universidade da Califórnia do Sul, Dr. Behrokh Khoshnevis. “Todos os painéis relacionados ao evento foram pensados com o objetivo de propiciar um espaço de debate em favor do setor e do desenvolvimento sustentado do país”, comenta José Carlos Martins, presidente da Cbic.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?