Índice do mercado imobiliário no DF em janeiro é o melhor dos últimos dois anos

Profissionais do Texto
Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

Velocidade de vendas de imóveis residenciais novos no primeiro mês de 2017 foi 4,4%.Indicador é 22% maior do que janeiro de 2015 e de 2016

A mais recente Pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de imóveis residenciais no Distrito Federal aponta um indicador de 4,4%, no mês de janeiro. O setor imobiliário leva em conta que um IVV na casa dos 5% representa uma velocidade adequada para a venda de um empreendimento imobiliário. Considerado o melhor índice do período de dois anos, esse dado é 22% maior do que o de janeiro de 2016 (3,6%) e o de janeiro de 2015 (3,7%). A oferta de imóveis residenciais, no primeiro mês deste ano, diminuiu 6% em relação a dezembro de 2016. Hoje, são apenas 7.200 unidades residenciais ofertadas, o que indica que o mercado do DF está carente de novos lançamentos imobiliários.

IVV imóveis residenciais

Segundo dados divulgados pela Caixa Econômica Federal (CEF), houve aumento na demanda por crédito imobiliário no DF. As simulações de crédito realizadas no site da instituição, feitas por CPF único, em janeiro de 2017, foram superiores a 245 mil, um incremento de 78% em relação a dezembro de 2016, quando o número foi de 137 mil pessoas.

O IVV é apurado, mensalmente, por meio de pesquisa realizada em conjunto pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF). A coleta é feita pela pesquisa Opinião Informação Estratégica. Participaram do estudo de janeiro 33 das principais empresas atuantes no mercado imobiliário do DF.

Dados da pesquisa IVV –  Janeiro/2017

A pesquisa do IVV tem o objetivo de aferir os negócios de imóveis novos residenciais e comerciais no DF e se a velocidade com que são vendidos está de acordo com as expectativas. Há, portanto, um IVV para imóveis residenciais e um IVV para imóveis comerciais. O IVV dos residenciais, em janeiro, foi de 4,4%. O dos comerciais registrou 3,2%.

A oferta de imóveis residenciais, num comparativo dos anos 2015, 2016 e 2017 demonstra que o DF se ressente de mais lançamentos imobiliários.

n

Em 2016, a oferta média de imóveis residenciais novos no DF, entre as empresas pesquisadas, foi de 4.333, abaixo da média de 2015: 4.418 unidades. Em janeiro, foram ofertadas 3.765 unidades residenciais, 6% a menos do que no ano anterior. “A tendência é termos um desequilíbrio entre oferta e procura. Assim, os preços dos imóveis novos podem aumentar, ainda mais porque o número de lançamentos caiu vertiginosamente. Quem quer ou precisa comprar, é melhor decidir pela compra agora do que futuramente", afirma Paulo Muniz, presidente da Ademi-DF.
Vendas de imóveis residenciais

As empresas que participaram da pesquisa do IVV anunciaram que venderam 164 unidades residenciais em janeiro de 2017. A venda média mensal de 2016 foi de 214 unidades e um acumulado de 2.633 unidades.

As quantidades de imóveis informadas se referem aos negociados pelas empresas participantes da pesquisa e não representam o total de imóveis em oferta ou negociados em todo o DF. Os percentuais informados podem ser projetados para representação de todo o mercado imobiliário da região.

Valor do m² imóveis residenciais

Entre várias informações do mercado imobiliário do DF, a pesquisa IVV aponta a variação do preço ofertado por m² dos imóveis residenciais em cada região. Em janeiro, a Asa Norte registrou o maior valor de oferta: R$ 14.815,00; o mais baixo foi ofertado em Santa Maria – R$ 2.966,00. O valor médio do m², no DF, em janeiro, ficou em R$ 7.910,00, um aumento de 5% em relação ao mês passado. “Esse acréscimo é justificado pela diminuição das unidades com valores mais baixos e a permanência da oferta de unidades com maior valor”, explica Paulo Muniz.

Preço do m² – Imóveis residências em oferta – Janeiro/2017

IVV comercial

O gráfico a seguir mostra a evolução do IVV dos imóveis comerciais. O desempenho do IVV em janeiro de 2017 foi de 3,2%.