Índice de Velocidade de Vendas continua em excelente patamar

Profissionais do Texto
Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

A Pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de imóveis residenciais no Distrito Federal registrou 6,0% no mês de maio. O indicador considerado ‘realista’ para o mercado imobiliário é de 5%. Considerando os índices coletados desde janeiro deste ano, o IVV teve uma média de 6,24% nesses primeiros cinco meses.

“O DF tem uma situação bem melhor do que outras capitais em relação ao mercado imobiliário. Aos poucos, nosso setor volta a movimentar com mais vigor a economia do DF e isso repercute em toda a cadeia produtiva, gerando mais empregos e renda”, avalia Paulo Muniz, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF).

As vendas em maio vieram acompanhadas de uma pequena redução no valor médio do preço do metro quadrado ofertado, tendo em vista que a maior quantidade de imóveis negociados foi de valores mais baixos. Esta redução é justificada pelo aumento do número de unidades comercializadas, que se concentrou em Samambaia, o que afetou o valor médio do m² apurado pela pesquisa.

“Apesar de haver demandas por imóveis residenciais novos, até maio deste ano foram realizados apenas quatro lançamentos, por parte das empresas pesquisadas. Já faltam alguns tipos de imóveis residenciais novos no DF, como unidades de três quartos em Águas Claras e dois quartos em Ceilândia”, comenta Paulo.

IVV residencial

O IVV é apurado mensalmente por meio de pesquisa realizada em conjunto pela Ademi-DF e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), com apoio do Sebrae-DF. A coleta é feita pela pesquisa Opinião Informação Estratégica. Participaram do estudo de maio 32 das principais empresas atuantes no mercado imobiliário do DF.

Dados da Pesquisa IVV maio/2017

A pesquisa do IVV tem o objetivo de aferir os negócios de imóveis novos residenciais e comerciais no DF e se a velocidade com que são vendidos está de acordo com as expectativas. Há, portanto, um indicador para imóveis residenciais, que foi de 6,0% em maio; e outro para os comerciais, que registrou 0,8% no mês em questão.

O gráfico da oferta de imóveis residenciais, comparativo dos anos 2015, 2016 e 2017 (a seguir), demonstra que a oferta cai há vários anos e, assim, o DF se ressente de mais lançamentos imobiliários para reequilibrar a ‘lei da oferta e procura’.

Oferta de imóveis residenciais

Em 2016, a oferta média de imóveis residenciais novos no DF, entre as empresas pesquisadas, foi de 4.333, abaixo da média de 2015: 4.418 unidades. De janeiro a maio de 2017, a oferta média está em 3.843 unidades. Em maio, foram ofertadas 4.116 unidades residenciais.

Vendas de imóveis residenciais aceleram

Dentre as empresas que participaram da pesquisa do IVV, 84% ofertaram e 66% anunciaram que venderam imóveis novos em maio: 247 unidades residenciais.

As quantidades de imóveis se referem aos negociados pelas empresas participantes da pesquisa e não representam o total de imóveis em oferta ou negociados em todo o DF. Os percentuais informados podem ser projetados para representação de todo o mercado imobiliário do DF.

Vendas de imóveis residenciais

Valor do m² imóveis residenciais

Entre várias informações do mercado imobiliário do DF, a pesquisa do IVV aponta a variação do preço ofertado por m² dos imóveis residenciais em cada região. Em maio, a Asa Norte registrou o maior valor de oferta: R$ 14.906,74; o mais baixo foi ofertado em Santa Maria – R$ 2.985,48.

Preço do m² – Imóveis residenciais em oferta – maio/2017