Assessoria de Comunicação da Cbic
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (3), o primeiro indicador nacional do país que mede a evolução dos lançamentos e vendas no mercado imobiliário. A variedade e dispersão da oferta passa agora a ser acompanhada e analisada a cada trimestre, com o objetivo de oferecer dados para que as empresas do setor possam acompanhar o desenvolvimento do mercado e antever tendências.
O indicador nacional será ferramenta estratégica para a tomada de decisão pelo empreendedor e também pelos demais agentes. “Esse estudo tem grande importância para o nosso mercado e permitirá termos um acompanhamento histórico e consistente do mercado imobiliário, favorecendo a tomada de decisões empresariais e a formulação de políticas públicas”, disse o presidente da Cbic, José Carlos Martins.
O estudo foi apresentado no Encontro de Informações Estratégicas para o Mercado Imobiliário, realizado pelo Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Cbic em parceria com o Secovi-SP. “A partir de 2015, contratamos uma consultoria que rodou o país para melhorar os índices disponíveis para a formação de um indicador nacional", relata o economista Celso Petrucci, líder desse projeto na CII. O presidente da CII, Flávio Prando, também participou do encontro que reuniu cerca de 150 empresários, dirigentes e profissionais do mercado imobiliário, em auditório na sede do Secovi-SP.
Com o indicador, os interessados no mercado imobiliário poderão ter um pouco mais de compreensão sobre a totalidade de empresas que produzem imóveis em todas as regiões do país. Este primeiro levantamento publicado pela Cbic, em correalização com o Senai Nacional, envolveu algumas das 20 principais cidades e regiões metropolitanas brasileiras. Pela primeira vez no Brasil, os agentes e interessados no mercado imobiliário passarão a contar com um indicador, simultaneamente, nacional e regional, da evolução dos lançamentos e vendas dos empreendimentos residenciais verticais em todas as regiões do país. Confira a cobertura completa do evento no Cbic Mais, nesta sexta-feira (5).
A agenda repercutiu com destaque no jornal Estado de S. Paulo. Acesse aqui a matéria.
n