Incentivo ao estudo

Yasmin Almeida

Projeto que premia alunos de escola pública recebe apoio do Sinduscon-DF

n

Investir na educação de jovens do Distrito Federal. Foi com esse objetivo que nasceu o projeto “Aluno Destaque”, uma iniciativa do Clube de Engenharia de Brasília (Cenb). Na noite de ontem, 20, foi renovado o convênio com o Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, localizado na Candangolândia. A parceria tem o intuito de destacar o aprendizado, premiando os melhores alunos do ano letivo. O projeto, iniciado em 2014, além de ampliar o número de premiações, conseguiu o apoio de outras entidades, como o Sinduscon-DF. “É uma importante iniciativa. E, mais importante ainda, é a manutenção dela”, garantiu o presidente da entidade, Luiz Carlos Botelho. O Sindicato dos Engenheiros (Senge-DF) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) também não hesitaram em abraçar o projeto.

A iniciativa, que antes premiava apenas os três primeiros colocados gerais da escola, agora premiará nove alunos destaques – três de cada turno, adotando como critérios de aprendizado as maiores notas globais, frequência nas aulas e bom comportamento. O diretor da escola Júlia Kubitschek, Luis Henrique Oliveira, explica a importância deste tipo de ação: “Hoje em dia, principalmente nas escolas públicas, falta o incentivo de casa, dos pais. Com isso, o aluno não tem a orientação que deveria, o que torna esse tipo de apoio essencial.” Outro ponto importante foi levantado pelo presidente do Sinduscon-DF: a autoestima dos jovens. “Precisamos resgatar a formação desse sentimento, pois é ele que nos levará a motivação, a dedicação, ao sacrifício e ao sucesso”, reforçou Luiz Carlos Botelho.

Os prêmios, ainda a serem definidos, serão entregues pelo corpo docente da escola e pelos associados, em cerimônia de encerramento do ano letivo. Sobre a iniciativa, o presidente do Cenb, João Carlos Pimenta, explica que se sente no dever de contribuir com a sociedade. “Estudei nas melhores escolas públicas. Foram 20 anos de cultura por conta do governo, portanto, faço aquilo que posso para pagar essa dívida”, contou. O evento ocorreu no Clube de Engenharia de Brasília e também contou com a presença do presidente do Senge-DF, Brasil Américo Campos, e do presidente do Conselho Deliberativo do Cenb, Dilson Rehem.