Homenagem – Edgard de Paula Viana

Com um sorriso no rosto e um olhar tranquilo. É assim que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), Edgard de Paula Viana, será lembrado por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Começou a vida na construção civil aos 18 anos, como servente de pedreiro, em Belo Horizonte-MG. A experiência que teve nos canteiros despertou o sonho de um dia mudar a realidade dos profissionais do setor. E, de fato, mudou. Durante sua trajetória, Edgard atuou fortemente na defesa dos direitos dos trabalhadores e na melhoria das condições de trabalho, qualificação e capacitação dos operários.

Por 27 anos, esteve à frente do Sindicato dos Trabalhadores, função que exerceu com empenho e dedicação. Em seu primeiro mandato, em 1988, Edgard, junto com o Sinduscon-DF, criou o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), entidade que tinha muito orgulho e que, carinhosamente, chamava de “A menina dos olhos de ouro”.

Certos de que Edgard Viana terminou sua trajetória deixando um legado muito positivo, o Sinduscon-DF lamenta esta grande perda para o setor da construção civil. Além de parceiro, era um grande amigo da casa. Prestamos nossas condolências aos familiares, com votos de solidariedade.

“Enquanto eu tiver saúde, disposição e coragem, continuarei lutando pelos trabalhadores.”
Edgard de Paula Viana

E ele lutou até o fim.