Guia vai reunir toda a cadeia produtiva da Construção Civil do DF

Assessoria de Comunicação do Construção DF

Foi lançado no dia 1º de dezembro, o Guia Construção DF (www.construcaodf.com.br), portal de internet criado para reunir instituições, empresas e profissionais da área tecnológica e da Construção Civil no DF. O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasília Cultural e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, com apoio e patrocínio do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), do Clube de Engenharia de Brasília (Cenb) e cerca de dez outras importantes entidades da área tecnológica.

O portal especializado destaca-se pelo uso de tecnologias avançadas de pesquisa e de georreferenciamento. “Com um clique no mapa ou digitando apenas uma palavra, o visitante pode encontrar as empresas e os profissionais mais próximos da sua casa ou com as características que deseja, seja via computador, tablet ou smartphone”, explica Andrés Gianni, presidente do Instituto Atenas e coordenador geral do projeto.

n

Divulgação concentrada

Para Gianni, uma das vantagens do guia é este funcionar como um agregador. “Para uma empresa ou um profissional não passarem despercebidos na imensidão da internet, entre os mais de um bilhão de sites na rede – marca alcançada em setembro –, é importante ter um ponto de referência como o Construção DF, que reúna, em um único endereço, toda essa comunidade”. Ele explica que o portal funciona na mesma lógica de um shopping, onde o visitante pode encontrar tudo o que precisa, de uma só vez, e ainda fica conhecendo outras empresas que estão “ao redor”. “É uma vitrine muito especial. Uma divulgação concentrada e potencializada”, diz. Ele acrescenta que os negócios iniciados ou concretizados pela internet são uma realidade, com crescimento inexorável. “Somente em 2013, entraram dez milhões de novos consumidores online no Brasil, um salto de 29% em relação ao ano interior. E a tendência segue crescente. A previsão é de que entrem mais 40 milhões nos próximos três anos. Que empresa quer ficar de fora desse mercado?”, diz o coordenador, que tem no currículo a edição de publicações de sucesso como o Anuário do Crea-DF, o Anuário da OAB-DF, a Revista Voz do Engenheiro do Senge-DF, entre outras.

Relevância

Para o presidente do Sinduscon-DF, Julio Cesar Peres, o guia é uma iniciativa importante porque, ao aproximar empresas e profissionais entre si e da sociedade, vai facilitar negócios no setor. “É uma maneira prática de concentrar e dinamizar a rede da construção no DF”, diz Peres.

O presidente do Crea-DF, Flavio Correia, destaca que o projeto oportuniza aos profissionais e empresas da área tecnológica ficarem mais próximos da sociedade. “Um canal para reafirmarmos nossa importância, nossa mensagem e nossos valores”, diz.
Para o presidente do Senge-DF, Brasil Américo Louly Campos, o guia é uma importante e inovadora ferramenta de divulgação e valorização profissional.  “A apoiar este projeto, estamos apoiando a entrada de muitos profissionais no mundo digital, uma realidade e uma oportunidade às quais não podemos ficar alheios”, diz.t

No portal, onde profissionais como engenheiros, arquitetos e técnicos podem divulgar seus currículos, portfólios e serviços, e as empresas os seus lançamentos, produtos e serviços, também há espaço reservado para as principais notícias do setor, agenda de eventos e oportunidades de emprego na área.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente (anúncio básico profissional) ou por valores bem acessíveis (anúncios diferenciados), válidos por um ano. Profissionais e empresas registrados e associados às instituições apoiadoras têm desconto especial na inscrição para anúncios diferenciados.

Além do Crea-DF, do Sinduscon-DF, do Senge-DF e do Clube de Engenharia de Brasília, apoiam a iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB), a Associação Brasileira de Engenheiros Civis no DF (Abenc-DF), a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do DF (Abee-DF), a Associação de Engenheiros Agrônomos do DF (AEA-DF), a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Seção DF (Abemec-DF), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção DF (Abes-DF), a Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Abraest), a Associação dos Geólogos do Distrito Federal (Ageo-DF) e o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Distrito Federal (Sintec-DF).

Nas próximas semanas, serão lançados os guias dos demais estados brasileiros (Construção GO, Construção MG etc.). Mais informações pelo e-mail contato@construcaodf.com.br ou pelo telefone (61) 3347-4339.