GT BIM Colaborativo discute plano de execução

Maria Clara Andrade

Nesta quarta-feira (5), o grupo de trabalho BIM Colaborativo se reuniu para mais uma reunião, no Sinduscon-DF. Dentre as pautas tratadas, foi discutido o BEP (BIM Execution Plan, Plano de Execução em português) e o fluxo de trabalho a ser seguido.

Durante a reunião, os participantes do grupo, conforme suas áreas de atuação, apresentaram o fluxo de trabalho, sendo ele a entrada, que contém as informações necessárias para execução e a saída, que é o projeto em si. Hoje, foram apresentados os fluxogramas das seguintes disciplinas: arquitetura, planejamento, paisagismo, drenagem, estrutura e outros.

Arquiteta e associada do Sinduscon-DF, Fabiana Curado, afirma a importância das reuniões para o grupo. “Acredito que estamos conseguindo identificar um fluxo de trabalho dentro da construção do BIM”.

Fabiana ainda ressalta que “é importante partir destas questões de que nós não estamos aqui para replicar como o BIM está acontecendo no mercado”. Segundo a arquiteta, a ideia é quebrar alguns paradigmas do programa e compreender como será feita a interação apesar da incompatibilidade de alguns programas, além de corrigir esta questão dentro do fluxo e fazer testes para buscar a melhora na comunicação entre disciplinas e diferentes programas BIM.

Gezeli Bandeira de Mello, gerente técnica do Sinduscon-DF, contou que “o grupo está bem animado e interagindo bastante, inclusive, efetuando reuniões extras nas empresas conforme as necessidades específicas.”

Para Matheus Guedes, diretor do Grupo Flug, as reuniões tem sido produtivas para a empresa, que está envolvida com o mapeamento topográfico da praça do BRT. “É interessante ver o BIM de fato, na prática”, avalia.

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, esteve presente na reunião, junto aos demais membros do GT.