Grupo de trabalho do BIM Colaborativo recebe novos parceiros

Mariana Alves

Final de ano chegando e a equipe do BIM Colaborativo trabalha a todo vapor. Nesta quarta-feira (6), o grupo se reuniu para analisar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores e, também, para receber novos parceiros de trabalho.

Para Rogerio Suzuki, arquiteto e consultor da CBIC, o BIM Colaborativo reflete uma necessidade do mercado. “O primeiro passo é falar que BIM existe e o segundo é dar o empurrão inicial”, comenta. Segundo Suzuki, o projeto teve início como um experimento local, no DF, com o apoio do Sebrae. Vale destacar que é uma continuação de uma ação oriunda da CBIC.

A gerente técnica do Sinduscon-DF, Gezeli Bandeira de Mello, ressalta a importância de cada participante. “Temos um trabalho onde várias empresas participam e cada uma, dentro da sua atuação, assume uma área. Estava faltando pessoal, tanto para fazer levantamento topográfico, quanto para assumir a parte de infraestrutura que é pavimento, drenagem. Agora, provavelmente, será assumido por esses novos colaboradores”, afirma.

Para Juliana Gehlen, arquiteta da Ábaco, associada ao Sinduscon-DF, que participa desde a primeira reunião do grupo, o encontro foi positivo. “Hoje, avançamos bastante porque, primeiro, definimos algumas questões que ficaram em aberto, como os projetos de zoneamentos e, também, ouvimos novas demandas que serão debatidas nas próximas reuniões”, relata.

O representante do Grupo Flug, Matheus Guedes, veio conhecer o projeto, pois acredita que a construção civil precisa de constante renovação. “O meu trabalho de conclusão da graduação foi a respeito de implementação do BIM numa empresa. Ver isso tudo na prática foi muito interessante.”

A reunião contou, ainda, com a participação de representantes do governo como Renato Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria de Obras e Ery Brandi, subsecretária de Projetos, Orçamentos e Planejamento de Obras.