Grupo de Trabalho BIM Colaborativo reúne-ne no Sinduscon-DF

Agência CBIC

Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de julho, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho BIM Colaborativo, do Sinduscon-DF. Na sede da entidade, 9 das 16 empresas participantes do projeto piloto estiveram representadas na reunião de formação do GT.

O projeto-piloto BIM Colaborativo foi uma parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o Sinduscon-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF), e visou viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano do setor imobiliário da região.

A referida reunião foi coordenada pelo presidente do Sinduscon-DF e da COMAT-CBIC, Dionyzio Klavdianos, que destacou o sucesso da iniciativa e reiterou a disposição das entidades em continuar evoluindo no apoio à implantação do BIM, de forma sistêmica, na indústria da construção. Segundo Dionyzio, o objetivo maior do GT deve ser “ajudar a fazer com que o BIM permeie Brasília”.

Após o debate de ações prioritárias a serem desenvolvidas pelo grupo, acordou-se que será elaborado um plano de trabalho inicial para ser consensado na próxima reunião, que ocorrerá em 21 de agosto.

A iniciativa começou em outubro do ano passado e contou com o apoio de consultoria especializada e dos principais desenvolvedores de software BIM do mercado. A metodologia foi composta de workshops, alinhamento conceitual, estudos dos processos e objetivos da implantação do BIM para as empresas participantes, que aprenderam a utilizar a inovação de acordo com a especialidade da empresa e o sistema de gestão por ela aplicado.

O objetivo, agora, é dar continuidade ao apoio às empresas e perenizar o ambiente de integração e cooperação entre o grupo, que é formado por diversas partes da indústria.

O BIM é um dos temas trabalhados pela CBIC no projeto Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, correalizado pelo Senai Nacional.