Fibra promove palestra gratuita sobre eSocial

Assessoria de Imprensa da Fibra

No dia 18 de outubro, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) vai promover a palestra “As Empresas e o eSocial”, que visa apresentar os principais aspectos do projeto e seus impactos para as indústrias, destacando pontos de atenção relacionados à gestão do cumprimento de todas as obrigações. A palestra é iniciativa da Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF), e é voltada para empresários e gestores de RH do setor industrial.

Quem conduzirá o encontro é o médico do trabalho Gustavo Nicolai, que é Executivo com Ênfase em Liderança de Equipes de Saúde e Segurança, Gestão de Custos com Saúde de Segurança, e Treinamentos de Equipes. Entre os temas que serão debatidos estão: a contextualização do eSocial; os impactos na gestão das empresas; a obrigatoriedade do registro das informações de SST no sistema; o tratamento simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte; e as formas de adequação.

A ação será realizada a partir das 18h30, no auditório do edifício-sede da Fibra. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta preencher o formulário, até o dia 17 de outubro.

Sobre o eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos empregados. Em 31 de agosto de 2016, o Comitê Diretivo do eSocial, do Ministério da Fazenda, publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 2, que regulamenta o novo cronograma para o cumprimento da obrigatoriedade. De acordo com o documento, as regras passarão a ser cobradas, em 1º de janeiro de 2018, para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00; e, em 1º de julho de 2018, para os demais empregadores e contribuintes. Além disso, as informações dos eventos relativos à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) serão exigidas nos 6 primeiros meses depois das datas de início da obrigatoriedade.

Mais informações acerca da palestra podem ser obtidas no telefone: (61) 3362-6115.