Fibra marca presença em homenagem, in memorian, a Luiz Carlos Botelho

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Fotos: Moacir Evangelista / Sistema Fibra

n

A diretoria e o quadro de funcionários do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) fizeram uma homenagem in memoriam a Luiz Carlos Botelho Ferreira na manhã desta terça-feira, 14 de agosto. Botelho era presidente da entidade e morreu em 5 de julho, aos 73 anos, em decorrência de complicações cardíacas. O Sinduscon-DF é um dos dez sindicatos da base da Federação das Indústrias do DF (Fibra).

O reconhecimento ao trabalho de Botelho em defesa da indústria da construção civil foi na sede do sindicato, no Setor de Indústria e Abastecimento, na presença de familiares, de empresários e de representantes de outras entidades do setor.

Na ocasião, foi inaugurado mais um retrato de Botelho na galeria de presidentes do Sinduscon-DF. Ele é o primeiro representante a ter três registros. Assumiu a presidência do sindicato em dezembro de 2014, quando Julio Peres deixou a entidade para assumir um cargo no governo local. Botelho foi eleito para continuar na presidência de junho de 2015 a maio de 2017 e reeleito para o período de junho de 2017 a maio de 2019. “A inauguração do retrato para nós hoje é um ato muito mais significativo no sentido de manifestar à família do Luiz Carlos o nosso apreço por ele”, afirmou João Carlos Pimenta, que era o primeiro na linha de sucessão e ficará à frente do sindicato até 31 de maio de 2019.

Durante a homenagem, o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF), Paulo Muniz, exaltou a parceria com Botelho na criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), em 2017: “Ele foi um professor de cidadania, com postura sempre reta e buscando o interesse comum. Ficaria muito orgulhoso com os frutos que colhemos, como o evento da semana passada, em que foram apresentadas à sociedade partes do trabalho desenvolvido pelo Codese”, disse Muniz, que também preside o conselho.

Luiz Afonso Assad, presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), destacou os anos de batalha e de empenho do homenageado: “As lembranças que tenho do Luiz são de luta, de apoio e de coisas boas. Ele foi um grande parceiro e continuará presente no nosso segmento por meio dos exemplos que nos deixou”.

Ainda durante a cerimônia, como reconhecimento por seus 21 anos de dedicação à casa, o Sinduscon-DF nomeou a principal sala de reunião da sede como Sala de Reuniões Luiz Carlos Botelho Ferreira.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, compareceu à homenagem ao amigo. “Embora ainda entristecidos, estamos satisfeitos pelo prestígio que ele recebe.” Para Jamal, Botelho não só lutou incansavelmente pelo setor produtivo, mas conseguiu colocar em prática suas boas ideias. “Ele trabalhava com o Legislativo e com o Executivo, defendendo o desenvolvimento do DF, e isso é comprovado pelas coisas que realizou nas instituições por que passou. Poucos representantes do setor produtivo foram tão aguerridos”, elogia.

O 1° vice-presidente da Fibra, Elson Póvoa, e o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcontoni Montezuma, ambos do segmento da construção civil, também participaram da homenagem.

Trajetória

Mineiro de Campo Florido, Luiz Carlos Botelho Ferreira chegou a Brasília em 1956. O engenheiro civil teve importante papel de liderança em defesa da cidade e, em especial, do setor produtivo. Em 11 de setembro de 2017, a Câmara Legislativa lhe concedeu o título de cidadão honorário do DF em reconhecimento à importante contribuição para o desenvolvimento da capital.

O trabalho no Sinduscon-DF teve início em 1997, como 1º vice-presidente, no mandato de Adalberto Valadão (de 1997 a 1999). Na gestão de Márcio Machado (de 1999 a 2003), Botelho foi diretor no primeiro mandato e vice-presidente na segunda. De 2005 a 2007, com Juvenal Amaral na presidência, também foi vice-presidente. Ainda em 2007, sob o comando de Elson Póvoa, atuou como vice-presidente administrativo-financeiro nas duas gestões (de 2007 a 2011). Nas lideranças de Julio Peres (de 2011 a 2014), foi 1º vice-presidente.

O mineiro era sócio-diretor da LDN Empreendimentos de Engenharia e Construtora. Botelho era casado com Suely de La Rocque Ferreira e deixou quatro filhos: Alessandra, Andréa, Ana Cláudia e Pedro Henrique.