Fibra lança manual com orientações sobre a NR 12

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lança, no dia 25 de junho, a segunda edição do Manual de Orientação Sindical e Trabalhista. Desta vez, o tema abordado será a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12). A ação faz parte do escopo do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), executado pela Federação em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A publicação será entregue aos presentes no evento.

O encontro ocorrerá no auditório da Fibra, às 19h, e vai reunir parceiros, diretores de sindicatos e empresários para refletir sobre a complexidade da NR-12, suas regras e elevados custos de adequação. O assunto tem sido motivo de preocupação da federação, que tem recebido muitas queixas por parte dos empresários. Na ocasião será realizada uma palestra pela engenheira e especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, Márcia Biaggio.

n

 
Em sua explanação, Márcia pretende sensibilizar os participantes quanto à importância em começar a desenvolver um cronograma e estipular prazos para adequação das empresas às medidas. “Os empresários precisam abandonar sua zona de conforto e buscar alternativas de adequação à norma”, afirma.
 
A consultora é a responsável pela elaboração técnica da cartilha e explica que em hipótese alguma pretende desenvolver nos empresários o clima de terror, mas orientá-los quanto às normas de segurança no parque fabril das empresas. Ela ressalta que a Norma é uma realidade nas empresas e elas precisam se adequar para evitar problemas futuros.
 
O manual traz, ainda, anexos setoriais que exemplifica, por meio de ilustrações, equipamentos que estão ou não em conformidade com a exigência da NR-12. Conta também com um capítulo sobre os produtos e serviços oferecidos pelo Sesi e Senai às empresas, que atendem a norma no quesito Saúde e Segurança do Trabalhador. 
 
O evento é uma ação da Fibra, por meio do Avança Sindicato, que apoia projetos inovadores desenvolvidos pelas Federações para a promoção do associativismo, cujo foco das atividades é no desenvolvimento e no fortalecimento sindical.
 
Segurança no trabalho
 
O Distrito Federal é a terceira unidade da federação que mais teve empresas interditadas por não se adequar as normas propostas pela NR 12, segundo o Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A capital ficou atrás de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que ocuparam o 1º e 2º lugar respectivamente e a frente de São Paulo, na 4ª colocação de estados com mais empresas interditadas pelos fiscais de segurança no trabalho do MTE.
 
“Temos que correr contra o tempo na busca pela adequação. A NR 12 está em vigor e os prazos expiraram. Temos muitas empresas sendo autuadas e multadas em cifras altas”, comenta o Diretor de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relação do Trabalho, Fernando Japiassu.
 
Com a cartilha, a Fibra pretende atender a todos os setores filiados, com informações, esclarecimentos e orientações de como os empresários possam adequar o maquinário. “Temos que maximizar a informação e minimizar os riscos de segurança para o trabalhador empregador e trabalhador empregado, por isso é importante oferecer informação e debater as complexidades do assunto”, completa Japiassu.
 
Custos de adequação
 
A falta de incentivo governamental, a crise financeira que prejudica empresários de todo país e o valor de novos maquinários têm sido alguns dos motivos que tem atrasado a adequação de muitos empresários à NR 12. Fernando Japiassu lembra que alguns maquinários são novos e importados e que muitos sequer saíram do tempo de garantia. Para o empresário, substituir estes equipamentos é sinônimo de prejuízo.
 
“Cuidar da segurança é uma prioridade dos empresários. O empresário entende que o assunto é importante, porém é preciso rever alguns pontos. Não dá para acreditar que máquinas vindas da Alemanha ou Itália não se enquadram nos requisitos de segurança do trabalhador”, exemplifica Japiassu.
 
Quem ainda tiver dúvidas sobre a cartilha e o tema pode entrar em contato com a Assessoria de Assuntos de Desenvolvimento Sindical e Relações do Trabalho, por meio do e-mail: assessoriasindical@sistemafibra.org.br ou pelo telefone: 3362-6115.
 
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?