Fibra inaugura Núcleo de Acesso ao Crédito

Aline Roriz e Nilson Carvalho
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Empresas associadas aos dez sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) têm agora à disposição o Núcleo de Acesso ao Crédito. O NAC oferece orientação, capacitação, assessoria e consultoria a micro, pequenas e grandes indústrias. Todos os serviços são gratuitos.

O núcleo, que funciona na sede da Fibra, é parte da Rede NAC, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Há escritórios em 20 unidades da Federação. Em 2018, por exemplo, a rede viabilizou mais de R$ 169 milhões em operações financeiras de crédito para indústrias de todo o País. Para alcançar resultados como esse, são firmadas parcerias com instituições financeiras que criam condições específicas para o setor industrial.

O 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, explica que as indústrias têm no NAC um intermediário para lidar com a burocracia na hora em que precisarem de crédito. “O NAC entende as necessidades do empresário da indústria e conhece o que o mercado de crédito oferece. Está aqui para dar celeridade ao processo, identificando os gargalos para que o industrial consiga se desvencilhar da burocracia e da morosidade.”

Parceria com o BRB

A inauguração do NAC ocorreu na terça-feira, 8 de outubro, quando foi firmada a primeira parceria com uma instituição financeira — o Banco de Brasília (BRB). O presidente do banco, Paulo Henrique Costa, e o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, assinaram o termo de cooperação.

A assinatura do termo, disse Costa, confirma a intenção do BRB de se posicionar como agente de fomento do desenvolvimento industrial do Distrito Federal. “O papel do banco público é diferente do papel do banco comercial. O BRB precisa fomentar o setor produtivo e colaborar para a melhoria da economia. Nossa intenção é ser o maior parceiro da Fibra, com pacotes de serviços e crédito que vão nos tornar o banco de preferência dos associados”, afirmou.

Com a parceria, as indústrias associadas aos sindicatos da base da Fibra terão descontos no BRB em pacotes de serviços, cobranças bancárias e seguros empresariais. Para investimentos, o banco vai oferecer taxas a partir de 0,92% ao mês, com prazo de até 120 meses para o pagamento e carência de até um ano para a primeira parcela. As taxas para capital de giro serão de 0,92% ao mês, com a mesma carência e prazo de até 60 meses. Haverá, ainda, um cartão empresarial, com desconto na anuidade e prazo de até 40 dias para pagamento. O acordo também estabelece condições especiais para sócios das empresas, como maior prazo para pagamento de cheque especial e taxas de financiamento imobiliário reduzidas.

O presidente da Fibra parabenizou o BRB pela agilidade ao se colocar como o primeiro parceiro do NAC no DF. “Como banco regional, o BRB deve atender às necessidades do desenvolvimento local. A parceria com a Fibra fará grande diferença no relacionamento do BRB com o setor privado”, disse Jamal, ao destacar a importância do crédito para a sustentabilidade das empresas, especialmente em períodos de crise. “O empresário que está em dificuldade, se receber apoio, consegue se reestruturar e voltar a gerar empregos e renda.”

O NAC também negocia parcerias com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Sicoob Empresarial.

Mais sobre o NAC

A função do núcleo é orientar a empresa para a melhor opção de financiamento disponível, abrangendo capital de giro, investimento em máquinas e equipamentos, reforma, ampliação, implantação, inovação e exportação. Os atendimentos podem ser feitos por telefone, por e-mail ou de forma presencial (é necessário agendamento prévio). Os contatos do NAC do Distrito Federal são 3362-6161 e nac.df@sistemafibra.org.br. A sede fica no edifício-sede da Fibra, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 3, lote 225.

Além de prestar atendimento às empresas, o NAC vai divulgar oportunidades de crédito, distribuir materiais informativos e realizar cursos, palestras, seminários e consultorias sobre temas relacionados a gestão financeira, crédito e financiamento. Empresas não sindicalizadas interessadas nos serviços do NAC devem procurar o sindicato correspondente à sua atividade e se associar:

n

• Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF)
  • Sindicato da Indústria de Artefatos, Cimento e Concreto do Distrito Federal (Sindarcon-DF)
  • Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF)
  • Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam-DF)
  • Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab)
  • Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do Distrito Federal (Sindigrãos-DF)
  • Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF)
  • Sindicato das Indústrias Fabricantes e de Reparação ou Manutenção de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos Industriais, Elétricos e Eletrônicos do Distrito Federal (Sindeletro-DF)
  • Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF)
  • Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Distrito Federal (Simeb-DF)

Veja as galerias de fotos da assinatura do termo de cooperação e da sala de atendimento do NAC.