Estudo identifica tendências do mercado imobiliário do DF para 2018

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Painel Imobiliário Lopes Royal

Com um crescimento populacional de 2,7% ao ano – ou 75 mil pessoas – o Distrito Federal discute as tendências do mercado imobiliário para 2018 e para quais regiões haverá a expansão da construção imobiliária e nos anos seguintes. Especialistas neste setor afirmam que os indicadores para investir na construção imobiliária são positivos e há oportunidades para lançar empreendimentos em diversas regiões administrativas do DF.
 

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É o que mostra estudo inédito apresentado hoje para plateia composta por grandes incorporadores, construtores, investidores e profissionais ligados ao mercado imobiliário e à cadeia produtiva, durante a primeira edição do Painel Imobiliário Lopes Royal, na sede do Sinduscon-DF.
 
Segundo o presidente da empresa Lopes Royal, Wildemir Demartini, “o mercado imobiliário do Distrito Federal superou a crise”. O DF, diz, está no momento ideal para planejar e lançar mais empreendimentos imobiliários do que nos últimos anos. Inflação baixa, SELIC reduzida, a volta da geração de empregos, renda alta no DF, baixa acentuada na oferta, reaquecimento da demanda e aceleração do ritmo de vendas de imóveis novos são os principais indicadores do cenário positivo para a indústria imobiliária na Capital Federal, enumera o executivo.
 
“Os lançamentos são fundamentais para criar um círculo virtuoso para o mercado imobiliário, em que todos são beneficiados: as empresas, por meio da geração de negócios; as pessoas, por terem habitação; as regiões administrativas, por terem a urbanização que merecem; a economia local, pela movimentação dos negócios nas cadeias produtivas da indústria imobiliária, e também no atacado, no varejo e no setor de serviços”, diz Wildemir Demartini.
 
A Lopes Royal (www.lopes.com.br/imoveis/DF) é empresa líder em desenvolvimento de projetos imobiliários na Capital Federal. Atua há 41 anos e responsável por 565 lançamentos, compostos por 60 mil unidades imobiliárias, onde moram e trabalham cerca de 200 mil brasilienses. Tem como sócia a Lopes Brasil, a principal companhia imobiliária do Brasil.
 
Triplo de lançamentos este ano no Noroeste
 
Segundo o estudo da Lopes Royal, o Setor Noroeste e áreas servidas pela rodovia DF-140 são os focos da expansão nas próximas décadas, embora haja oportunidades em mais localidades (veja mais adiante).
 
“Somente este ano, a expectativa é haver três vezes mais lançamentos no Setor Noroeste do que em 2017. Das 6.178 unidades lançadas naquele bairro, há apenas 616 em oferta para serem habitadas”, diz Marco Antônio Demartini, Diretor Executivo da Lopes Royal. Além de demanda por apartamentos, o Noroeste está carente de lojas para atender às necessidades de sua população de 14 mil habitantes, informa o estudo.
 
Sobre esta população de 14 mil pessoas, a Lopes Royal informa que 74% residiam no Plano Piloto, mas preferiram migrar para o Setor Noroeste, região em ascensão na Capital.
 
A Lopes Royal identifica também oportunidade para lançamentos nos arredores da DF-140. Lá há 48 projetos imobiliários em análise pelo poder público e outros 15 já aprovados. Naquela ampla região, 35% dos terrenos estão nas mãos da Terracap (empresa imobiliária do governo local) e o restante já foi comercializado.
Oportunidades para investimento em várias regiões do DF

O estudo demonstra que há também muitas oportunidades para incorporadores planejarem investimentos em lançamentos imobiliários em outros pontos do DF, como Águas Claras, Guará, Samambaia, Ceilândia, entre outros”, acrescenta Demartini.
 
Águas Claras, que concentrou o maior número de lançamentos dos últimos anos no DF, está sem apartamentos novos de 3 quartos, por exemplo. No Guará, simplesmente, não há oferta representativa de apartamentos novos. “No Guará há oportunidade para lançar residenciais com apartamentos de tipologias diversas, de 1 a 4 quartos”, afirma Demartini. As projeções da Lopes Royal indicam que alguns lançamentos poderão ter preço de metro quadrado em torno de R$ 7,4 mil no Guará, em 2018.
 
Já Samambaia deverá ter este ano entre 6 e 10 lançamentos de residenciais para tentar equilibrar a demanda local. Samambaia, que já foi considerada uma localidade sem infraestrutura adequada, hoje figura com boas condições para moradia, tanto que passou a crescer a demanda por apartamentos de maior tamanho, como é o caso das unidades de 3 quartos.
 
"As famílias estão crescendo e decidindo por permanecer em Samambaia; então querem apartamentos maiores, com mais equipamentos e conforto", diz o executivo. Naquela região, a Lopes Royal estima que até dezembro o valor do metro quadrado para lançamentos poderá subir 5,4%.
 
Pouca oferta de imóveis residenciais novos e demanda em aquecimento
 
“O problema é que, em todo o Distrito Federal, há pouca quantidade de imóveis residenciais novos para atender à demanda projetada. São 4 mil unidades em oferta. É muito pouco para regular a lei da oferta e da procura no DF. Seria bom se o mercado tivesse cerca de 9 mil unidades novas em oferta. E ressalto que todo ano o DF recebe novos moradores em um total um pouco maior (75 mil) do que uma lotação completa do Estádio Nacional Mané Garrincha”, afirma Demartini. O estádio comporta 72.788 pessoas.
 
O trabalho da Lopes Royal também identificou quais as tipologias de imóveis residenciais são mais indicadas para cada região administrativa do DF nos próximos anos e também projetou o comportamento dos preços do metro quadrado de oferta dos residenciais até dezembro deste ano por localidade.
 
Inovações revolucionam a forma de desenvolver e vender imóveis
 
Em palestra, o Diretor Executivo Comercial da Lopes Brasil, Matheus Fabrício, abordou as inovações que revolucionam a forma de desenvolver, lançar e vender imóveis. A aplicação de inteligência artificial aos processos foi um dos itens que mais surpreendeu a plateia reunida no Sinduscon-DF.
 
Segundo ele, pesquisa interna revela que os clientes preferem interagir com robôs nos primeiros contatos via internet com a empresa, sendo que as etapas seguintes, até a conclusão da compra imobiliária é conduzida pelo contato com os corretores. “O uso de robôs permitiu aumentar a duração do contato entre a Lopes Brasil e os clientes em mais 35% e elevou em 5% o fechamento de negócios, em relação ao contato primário mantido por chat na internet com corretores”, diz.
 
Segundo Fabrício, o planejamento de marketing das empresas do setor imobiliário precisa ser adaptado à nova realidade do consumidor. A produção de conteúdo relevante e que desperte interesse e interação do potencial comprador de imóveis com a marca é essencial. “O potencial cliente tem que sentir que a empresa oferece valor agregado aos seus interesses e que esteja sintonizada com sua intenção de compra”, afirma.
 
Um dos pontos fortes da Lopes Brasil para os incorporadores que são clientes da companhia é o cadastro de 15 milhões de compradores em todo o Brasil em seu sistema de CRM (central de relacionamento). “Este CRM de alta qualidade permite ações de marketing muito mais assertivas do que muitas conduzidas individualmente pelos incorporadores”, diz.
 
Prêmio para as maiores e melhores incorporadoras imobiliárias do DF

O Painel Imobiliário marcou o lançamento do Prêmio Top Imobiliário by Lopes Royal que premia, a partir de 2018, as maiores e melhores incorporadoras do DF e também empresas que se destacaram no mercado. As companhias PauloOctávio e Villela e Carvalho foram as mais agraciadas, com dois troféus cada. Conheça as categorias e as empresas homenageadas:
 
Empresas que mais Lançaram Imóveis 2017 no DF:
Emplavi; PauloOctávio; Soltec Engenharia – estas 3 empresas lançaram 54% dos empreendimentos do ano passado.
 
Empresas que mais venderam imóveis em 2017 no DF:
Brookfield Incorporações; Via Engenharia; PauloOctávio
Empresa Destaque do Setor Econômico:
Apex Engenharia
1º Habite-se de Águas Claras:
Empreendimento Residencial Águas Claras – empresas Villela e Carvalho e Conbral
1º Lançamento Imobiliário no Setor Noroeste:
Empreendimento Reserva Noroeste – empresa Brasal Incorporações
 
1º Habite-se do Setor Noroeste:
Empreendimento Residencial Viverde – empresa Villela e Carvalho
 
Maior Velocidade de Vendas:
Empreendimento Real Celebration, lançado em fevereiro de 2012, em Águas Claras
Empresa: Real Engenharia – empreendimento 100% vendido no dia do lançamento.
Maior Valor Geral de Vendas em um Único Empreendimento:
Empreendimento Living Superquadra Park Sul, lançado em 2009. O VGV à época foi de R$ 783 milhões (mais de R$ 1 bilhão em valores atuais).
Empresa: JC Gontijo 
 
Agência de Comunicação Destaque
Atitude Comunicação e Marketing, responsável por campanhas de 200 lançamentos imobiliários no DF

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