Estratégias para redução dos acidentes de trabalho

Palestra na Fundacentro defende condições mais dignas e busca consolidar ações conjuntas de todos os envolvidos

Kamila Marques

n

Para comemorar o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, a Fundacentro realizou uma solenidade no dia 28 de abril, em memória às vítimas de acidentes no trabalho, no auditório da instituição. A data é celebrada mundialmente. A palestra principal do evento teve como tema: Estratégia Nacional para a Redução dos Acidentes do Trabalho.

O objetivo foi orientar sobre a construção de uma cultura de prevenção em saúde e segurança no trabalho. O debate contou com a participação de representantes dos poderes públicos, trabalhadores, empregadores e sociedade civil.

A mesa foi composta pelo desembargador do TRT 10ª Região e coordenador regional do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa TRT 10 (Getrin 10), Mário Caron; pelo secretário-adjunto de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), André Luiz Grandizoli; pelo vice-presidente e diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos; pelo diretor regional da Fundacentro, Dionisio Leone Lamera; pelo secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), Raimundo Salvador; pela engenheira em Segurança no Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF), Juliana Moreira; e pela diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-DF), Cláudia Magalhães.

O desembargador Mário Caron ressaltou a importância de mudar a cultura de prevenção em saúde e segurança no trabalho. “O caminho é trabalhar com a educação, envolvendo todos os atores, para que o trabalho seja seguro. É importante orientar sobre as noções básicas de segurança no trabalho e implantar ações de conscientização, buscando parcerias”, acrescentou.

“O ideal é que sejam transferidas aos jovens, assim que chegarem ao mercado de trabalho, as principais noções de acidente de trabalho. Isso precisa ser divulgado habitualmente. Além disso, é fundamental instituir campanhas preventivas”, disse o secretário-adjunto de Relações do Trabalho da SRTE, André Luiz Grandizoli.

Para o vice-presidente do Sinduscon-DF, Izidio Santos, o setor da Construção Civil entende a necessidade de orientação e capacitação dos profissionais nos canteiros de obras. “A criação do Getrin 10 foi fantástica, pois tivemos a oportunidade de mostrar o que o nosso setor faz. A fundação do Seconci-DF, em parceria com o Sinduscon-DF e o Sindicato dos Trabalhadores, também representa um investimento muito grande. Foi assim que conseguimos instruir nossos trabalhadores”, cita. Segundo ele, o número de acidentes, hoje, caiu substancialmente em relação à década de 80. “Com a alfabetização nos canteiros de obras, houve uma redução muito grande. A educação é a única forma de melhorar as condições de saúde e segurança, porém, leva tempo”, concluiu.

Na sequência, os presentes assistiram ao vídeo institucional do Seconci-DF, que apresentou o trabalho realizado pela instituição em prol da segurança e qualidade de vida do trabalhador da Construção Civil.

Cláudia Magalhães, diretora do Cerest-DF, reiterou a questão da educação. “Ela é fundamental não só para os trabalhadores, mas, também, para os profissionais que vão atender. É um grande desafio e a missão é árdua”, disse.

O tecnologista da Fundacentro, Luiz Augusto Brasil, acredita que os números de acidentes diminuíram devido à alfabetização nos canteiros. “O trabalho realizado pelo Seconci-DF é brilhante. Quando vou às formaturas, no Sinduscon-DF, saio radiante em ouvir os depoimentos”, diz. Brasil afirma, ainda, que a utilização de estratégias de comunicação deve ser mais contundente, para que as informações cheguem à sociedade. “Muito o que se faz não é divulgado. As pessoas precisam saber do trabalho que é desempenhado”, alertou.

Após os debates, o desembargador Mário Caron enalteceu o trabalho das instituições da Construção Civil. “Hoje, tenho uma visão diferente de antes, minha cabeça mudou. Precisamos divulgar o trabalho que é feito em relação à saúde e segurança do trabalhador”. Na sequência, brincou: “temos que ‘Seconciar’, pois promover o trabalho decente, seguro e condições dignas no ambiente são responsabilidade de todos”, finalizou.