Estado de emergência: Sinduscon-DF lista cuidados necessários para o período da seca

A Defesa Civil do Distrito Federal declarou estado de emergência em função da baixa umidade relativa do ar, que chegou a 11% na tarde de ontem (30), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Diante desta realidade, o Sinduscon-DF aponta algumas orientações aos trabalhadores e empresários do setor da construção civil, nos canteiros de obras:

– Manter-se bem hidratado: beber bastante líquido, principalmente, água;

– Utilizar o filtro solar. Vale destacar que a Convenção Coletiva de Trabalho aconselha que as empresas forneçam aos seus empregados, quando expostos ao sol, o protetor solar;

– Utilizar roupas leves ou que protejam da radiação solar;

– Utilizar adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): capacete e touca árabe. Ambos protegem do sol.

O Sinduscon-DF destaca, ainda, a Norma Regulamentadora nº 18. Ela determina como obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, seja por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar, que garanta as mesmas condições (1 para cada grupo de 25 trabalhadores ou fração). A norma acrescenta que este fornecimento deva ser garantido de forma que, do posto de trabalho ao bebedouro, não haja deslocamento superior a 100 metros, no plano horizontal; e 15 metros no plano vertical.

A NR 18 também aponta que, em regiões do país ou estações do ano de clima quente, como a que o DF está vivendo, deva ser garantido o fornecimento de água refrigerada.