Entidades do setor reúnem-se para o 1° Fórum de Discussão da Cidade

Maria Clara Andrade

Na última quarta-feira (25), aconteceu o 1° Fórum de Discussão da Cidade, realizado pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF) e Sinduscon-DF. O objetivo do evento foi discutir alternativas e soluções para os procedimentos de licenciamentos em processos da construção civil.

A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza-CE, Maria Águeda Muniz, convidada especial do evento, apresentou a nova tecnologia utilizada no Ceará, que proporciona a desburocratização em processos da construção civil por meio do site “Fortaleza Online”. No site, é possível solicitar alvarás, aprovação de projetos construtivos, concessão de habite-se, dentre outros.

Segundo a secretária Maria Águeda, a meta é promover a integração em diversos estados do país, fomentando discussões e debates para que o projeto seja alinhado dentro do formato de cada região. “Facilitamos o processo de ambiente regulatório e ambiente de negócio e queremos que todo o país seja desse jeito”, afirmou a secretária Maria Águeda.

Mateus Leandro, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, ressaltou a importância que o modelo tem para o país. “O modelo de licenciamento e de aprovação de projetos é extraordinário e inovador, aliando tecnologia com desburocratização. Este novo paradigma e nova cultura que tivemos oportunidade de aprender, ouvir e refletir, nos mostra que, nós, no DF, temos muito a avançar. Estamos preparados para ir atrás desses avanços”, garantiu.

A secretária Maria Águeda salientou a importância que o Sinduscon-CE teve para o projeto, por meio da divulgação do serviço, bem como apoio. O vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sinduscon-DF, João Accioly, ressalta a contribuição que as entidades representativas têm para um estágio de licenciamento e controle desse modelo.

“Esse é o nosso papel. O papel de estar colaborando com essas ações, porque não só vai trazer resultados para nossas atividades, como também para a cidade. Nós só conseguimos crescer e desenvolver nosso setor, quando a cidade cresce, não podemos prosperar sozinhos. O crescimento é conjunto e colaborativo”, destacou o vice-presidente.

O evento contou com apoio da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF). A palestra contou, ainda, com a presença do presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos; do presidente da Asbraco, Afonso Assad; do presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira; do presidente do Codese-DF Paulo Muniz; do subsecretário da Central de Aprovação de Projetos (CAP), Ricardo Noronha, dentre outras autoridades.