Empresários selecionam 40 PLs para compor a Agenda Legislativa – Fibra

Assessoria de Imprensa da Fibra

Empresários e líderes sindicais se reuniram, no edifício-sede da Fibra, para apreciar a relevância e o impacto de 126 projetos de interesse da indústria local que estão em tramitação na Câmara Legislativa. O seminário, que ocorreu nesta quarta-feira (4/5), teve como objetivo analisar e priorizar as propostas que irão compor a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2016. A publicação é um forte instrumento de trabalho e de relacionamento entre o setor industrial e o poder legislativo e é elaborada por meio de um processo completamente participativo, com base em projetos selecionados por empresários e líderes sindicais de diversos segmentos que tenham representação na Fibra.

Durante o seminário, os empresários tiveram a oportunidade de se posicionar sobre cada proposta, analisando-os como convergentes ou divergentes. Ao fim dos trabalhos, foram priorizados 40 projetos de lei, que agora irão integrar uma publicação, juntamente com as devidas análises e contribuições feitas pelo setor empresarial. A seleção foi feita da seguinte forma: 20 projetos ligados a assuntos econômicos; 9 projetos ligados a Política Urbana; 2 projetos sobre questões sociais; e 09 projetos vinculados a assuntos tributários.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, considera a elaboração do documento como uma grande oportunidade de reunir o setor industrial e discutir as demandas de cada área. “Tem sido bastante gratificante ouvir os empresários e trabalhar os nossos pleitos junto aos poderes constituídos. É importante envolver diferentes pensamentos para que nós tenhamos de modo mais concentrado possível as demandas que realmente representam todo o setor”, ressalta.

Jamal reitera a necessidade de trabalhar as demandas de forma organizada. “Precisamos intensificar nossas ações propositivas, não podemos esperar que o Estado haja para que nós tenhamos uma reação de defesa. Isso é, apenas, uma parcela das nossas atribuições. Falo em sugerimos ainda mais para que a indústria esteja à frente dos processos. Eles não podem fazer um trabalho que é nosso”, enfatiza.

Ainda na opinião do presidente, “é o esforço conjunto, a construção coletiva, o democrático exercício da convivência com as diferenças e a busca do consenso que definirão o dia de amanhã”.

Diálogo e transparência

Buscar um diálogo público e transparente: este é o objetivo da Agenda Legislativa da Indústria do DF, publicação anual – produzida pela Federação – que indica o posicionamento do setor sobre os principais temas que tramitam na Câmara Legislativa e que impactam a competitividade do parque fabril brasiliense.

Para o diretor de Gestão de Defesa de Interesse, Walid Sariedine, a elaboração da Agenda Legislativa é um momento ímpar de discussão aberta e transparente: “De forma republicana, fazemos esse pleito junto à Câmara Legislativa para defender os interesses da indústria. Temos um apoio muito grande do presidente da Casa que, juntamente com os outros diretores, diariamente fazem essa defesa. É uma ação que só tem a agregar, pois une todo o sindicalismo patronal e empresários dos diversos segmentos da indústria local para debater os interesses do setor”.

“Esse trabalho da Fibra, que já está na 14ª edição, é de extrema importância para orientar até mesmo quais são as leis que possam interferir na atividade industrial de Brasília, que já é muito deficitária. O grupo setorial é importante para ver que leis possam prejudicar determinado setor ou até mesmo a atividade industrial como um todo. Muitas vezes, os deputados ou o próprio Executivo criam leis com o intuito de beneficiar o campo industrial ou econômico da cidade sem escutar o setor produtivo, o que pode, em alguns casos, prejudicar ou até mesmo impedir a atividade fabril”, explica o presidente do Sindigraf-DF, Pedro Henrique Verano.

Já de acordo com o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical, Fernando Japiassu, é muito importante que sejam analisados os projetos de lei que realmente impactam o setor produtivo. “Eu acho que nós temos três grandes gargalos hoje: legislação trabalhista, legislação tributária e o excesso de burocracia. Eu acho importante tentar minimizar questões supérfluas e focar nas que realmente interessam ao setor”, afirma.

O lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2016 deve ocorrer ainda no 1° semestre deste ano.