Empresários participam do Seminário da Agenda Legislativa da Indústria do DF

Encontro tem como objetivo elaborar a “Agenda Legislativa da Indústria do DF 2015”, que será entregue aos parlamentares no dia 20 de maio

Assessoria de Comunicação da Fibra

Lideranças sindicais filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) participaram, nesta quinta-feira (09/04), do Seminário da Agenda Legislativa da Indústria do DF, na sede da Casa. Divididos em dois grupos, os participantes elencaram quais pautas, importantes para a indústria, que merecem destaque e interlocução junto à Câmara Legislativa local.

n

O encontro irá resultar na elaboração da “Agenda Legislativa da Indústria do DF 2015”, que será entregue aos parlamentares no dia 20 de maio. O documento é um importante instrumento de trabalho para a ação de defesa de interesse do setor industrial, construído de forma participativa entre os empresários do setor, com foco em um diálogo contínuo e transparente com os poderes constituídos.

Em 2015, o documento chega a sua 13ª edição, sendo a primeira no mandato do presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, que ressaltou em seu discurso de abertura do evento a importância dele para a indústria local. “A Agenda Legislativa aponta o posicionamento da indústria a respeito de Projetos de Lei importantes para o desenvolvimento do setor e do DF, além de proposições e dar transparência no tão importante relacionamento da Fibra com o poder Legislativo”, afirma.

Representando o Executivo local, o secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas, sinalizou o interesse do GDF em ser parceiro do setor produtivo. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da parceria do governo com a Fibra que resulta em conquistas importantes para a sociedade como um todo. “O governo tem tido um bom relacionamento com a CLDF, o que tem garantido uma boa governabilidade. O executivo quer ser um facilitador das proposições da Fibra em relação aos seus interesses, desde que seja bom para a sociedade como um todo”, ressalta Dantas.

Frederico Guelber Corrêa, vice-presidente do Sindicato da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) ressaltou que medidas semelhantes a realizada pela Fibra deveriam ser replicada por outros segmentos da Sociedade, afim de garantir uma participação mais direta da população nas decisões do legislativo. “Nossa agenda é importante para orientar os distritais sobre o foco de nossas empresas e o que precisamos para melhor desenvolve-las”, comenta.

Para a elaboração da agenda, os grupos de trabalho foram divididos em dois grupos com representantes de todos os sindicatos. O primeiro debateu sobre assuntos econômicos e sociais, enquanto o segundo sobre assuntos tributários, política urbana e meio ambiente. “As discussões foram importantes, bem proveitosas e abrangentes. Tivemos muitas discussões importantes, o que favorece a todos”, destaca a presidente do Sindicato das Indústrias Fabricantes e de Reparação e Manutenção de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos Industriais, Elétricos e Eletrônicos do DF (Sindeletro-DF), Maria de Lourdes da Silva.