Empresários investem em responsabilidade social com projeto de alfabetização para trabalhadores da construção

Patrícia Figuerêdo

A manhã desta terça-feira (4) foi especial para o Sinduscon-DF, que teve a honra de receber representantes do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-DF), fundado pelo Sinduscon-DF, junto com o Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), em 1988. Na oportunidade, foi apresentado o Programa de Alfabetização de trabalhadores da entidade social, que já alfabetizou cerca de 13,4 mil operários do setor.

Com a palavra, o gerente-geral do Seconci-DF, Leonardo Milazzo, explicou como funciona o Programa de Alfabetização. “Nosso trabalho vai muito além do ler e escrever. Há o acompanhamento do 1º e 2º segmentos também”, ressaltou. Segundo ele, as classes são multiseriais, ou seja, o professor atende individualmente aos diversos níveis em que se encontram os trabalhadores. Ao término de cada etapa, o aluno é avaliado por meio de prova e o certificado é emitido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas). As aulas acontecem no próprio canteiro de obras, no horário de almoço ou logo após o expediente.

Entre as responsabilidades de cada um dos envolvidos no programa, cabe à empresa identificar a necessidade e promover a formação da turma, bem como definir o espaço físico, lousa e remuneração do professor. Já ao Seconci-DF, remete a coordenação pedagógica, fornecer o material didático, alocar os professores e certificar os alunos, por meio de convênio com a Secretaria de Educação (SEE-DF).

Milazzo ressaltou que o esforço dos alunos é coroado durante uma solenidade de formatura, realizada pela entidade. “Temos que dar o mérito e reconhecimento a eles, que abriram mão do descanso e tempo livre para aprenderem”, afirmou. O gerente ainda contou que, dentro do programa e com o apoio de outras entidades, já foi realizado um Show de Talentos e passeios tanto para o cinema quanto para o teatro.

“Dentre os trabalhos que oferecemos, a alfabetização é a atividade mais gratificante”, definiu o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa. Para ele, as empresas deveriam utilizar a entidade como um cartão de visita. “Estes serviços demonstram a responsabilidade e consciência social do empresário. É importante, para desmitificar a imagem que a mídia, na maioria das vezes e de forma generalizada, distorce sobre nós”, defendeu. Em 2018, o Seconci-DF irá comemorar 30 anos de existência.

A Conbral, uma das associadas ao Sinduscon-DF, é um dos exemplos de empresas que acreditam e aderiram ao programa logo nos primeiros anos de funcionamento. “É um projeto que temos como meta. Funciona como um resgate da cidadania e que podemos promover”, afirmou o diretor e também presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz. Segundo ele, destes mais de 13 mil trabalhadores alfabetizados, estima-se que mil façam parte dos funcionários da Conbral. “É o mínimo que podemos fazer pelos nossos operários. Que continuemos a dar força ao nosso Seconci-DF”, defendeu Muniz.

Uma experiência ligada à leitura com um dos funcionários foi o pontapé inicial para que Julio Peres, atual diretor e ex-presidente do Sinduscon-DF, implantasse uma sala de aula no canteiro de obras de sua construtora, a Ipê, também associada ao sindicato. “Temos que ter responsabilidade social com nossos empregados e tentar ajudar esse braço, pois, sem ele, não podemos fazer nada”, afirmou Cesar Peres Neto, que representou a empresa durante a Reunião de Diretoria de hoje. Para ele, foi gratificante presenciar, no primeiro dia de aula, os trabalhadores tomando coragem de voltar a estudar, em busca de uma vida mais digna.

Para finalizar, o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, fez um comparativo para mostrar o quão importante é o trabalho da entidade social. “As empresas contribuem com apenas 1% da folha de pagamento ao Seconci-DF, enquanto outros 35% são para a Previdência Social. Vejam só a diferença de retorno que o serviço social traz para os empresários”, destacou.

A sua empresa também pode ter uma sala de aula dentro do canteiro de obras. Não perca essa oportunidade! O Seconci-DF espera pelo seu contato. Saiba mais: (61) 3399-1888 ramal 258 | www.seconci-df.org.br | geraldo.gomes@seconci-df.org.br