Em palestra para entidades, presidente da CBIC alerta para retomada do setor

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

 

Agência CBIC

 

Cerca de 80 pessoas participaram nesta terça-feira (12) de palestra do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, no Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF). A atual conjuntura nacional, a interlocução com o governo e os novos serviços oferecidos pela CBIC foram alguns dos assuntos abordados.

 

O evento visou reunir integrantes do Sinduscon-DF, a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF) e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) para discutir as perspectivas do setor da construção nos próximos 4 anos.

 

Martins começou sua apresentação com um análise do atual panorama político e econômico do país. “O Brasil mudou violentamente. E não mudou porque o governo mudou, mas porque as pessoas mudaram. Temos que entender essa mudança estrutural, que veio para ficar”, afirmou.

 

O presidente da CBIC também abordou a nova organização dos ministérios e os ministros escolhidos pela gestão de Jair Bolsonaro. “Quando você vê a equipe, são pessoas muito qualificadas, pragmáticas e objetivas”, comentou. “Eles estão conscientes de que o Brasil só cresce com investimento e nós devemos estar preparados para a retomada”, frisou.

 

Martins trouxe informações, ainda, sobre as negociações com o governo em relação ao Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), à retomada de obras paralisadas e à reforma da Previdência, entre outros assuntos. “É mais importante do que nunca que a gente se dedique à participação política e converse com os parlamentares, para resolver nossos problemas estruturalmente”, enfatizou.

 

CBIC apresenta nova plataforma de serviços

 

O encontro contou também com exposição sobre a nova plataforma de serviços que está sendo desenvolvida pela CBIC. O sistema visa conectar empresas da construção civil com soluções em seguros, benefícios e outros serviços financeiros, de forma especializada e digital.

 

Atualmente, os serviços já disponíveis na plataforma são:

 

– Riscos de engenharia
– Garantia recursal
– Garantia licitante
– Garantia executor
– Responsabilidade civil e profissional
– Consultoria em seguros

 

“No momento, a plataforma oferece as informações sobre cada opção, e os empresários podem solicitar as cotações. A ideia é que o sistema funcione de forma totalmente digital em abril”, adiantou o consultor da CBIC José Carlos Tavares. Além de seguros, a ferramenta também oferecerá soluções como contratação de produtos, serviços financeiros, tíquete refeição, cesta básica, entre outros.


Participantes fazem balanço positivo da reunião

 

O encontro foi conduzido pelo presidente em exercício do Sinduscon-DF e vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Inovação e Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos. “A maior parte dos participantes foram empresários, pessoas que estão prontas para investir e participar nos próximos quatro anos. Acho que essa presença não poderia ter significado maior”, disse.

 

O presidente da Asbraco, Afonso Assad, também elogiou a produtividade da reunião. “Foi muita positiva. José Carlos deu uma visão geral do que tem acontecido no país, das reuniões que a CBIC tem mantido e dos caminhos que o setor tem que seguir para sair do marasmo, produzir, gerar empregos e segurança para as empresas”, destacou.

 

O presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, endossa a afirmativa. “José Carlos fez uma exposição para todos os associados sobre as recentes mudanças e paradigmas do novo governo, com informações muito relevantes para podermos fazer um planejamento futuro”, acrescentou.

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?