Economia do DF é tema de audiência pública

Patrícia Figuerêdo

O cenário econômico do DF e entorno foi debatido em audiência pública, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (24). Proposta pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF), o objetivo foi realizar um diagnóstico prévio a fim de desenvolver uma agenda propositiva para retomada da segurança jurídica, da competitividade, da geração de renda e emprego, bem como do aumento de arrecadação. Debate reuniu representantes do governo e do setor produtivo, além de empresários e a sociedade em geral.

Na ocasião, o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, aproveitou para apresentar o atual cenário da construção civil do DF. Segundo ele, em 2014, havia 90 mil postos de trabalho. “Estamos caminhando para 20 mil e em fevereiro de 2016, podemos chegar a 15 mil”, destacou. Para Botelho, os números são alarmantes.

Botelho ainda apontou que a população do DF tende a crescer e, consequentemente, as demandas irão aumentar. “Para que não haja empobrecimento feroz diante dessa nova população, é necessário gerar riqueza. E para gerar riqueza, deve haver trabalho”, acredita. Para ele, o Estado tem sido um impedidor do trabalho. “As normas criadas ao longo dos últimos anos são mais impeditivas do que construtivas. Precisamos de segurança jurídica para investir”, frisou

O presidente da Fibra, Jamal Bittar, também criticou as leis em vigor. “Elas são engessadas e atendem a interesses particulares. O rigor das normas impede o desenvolvimento da cidade.”, apontou. Segundo ele, o melhor indicador de riqueza é a produção. “Não adianta somente incentivos fiscais. Temos elementos, mas é necessário que haja boas políticas”, afirmou.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, ressaltou que espera que a construção civil do DF seja retomada em 2016. “Não só nos grandes empreendimentos, mas terminando as obras que ficaram paradas e atuando de forma a provocar o renascimento da cadeira produtiva do setor”, defendeu.

O deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), considerou o debate uma oportunidade para discutir a atual situação do DF. “Acredito que os problemas só terão solução com a união e presença de todos os representantes dos setores nas reivindicações”, disse. Segundo ele, as demandas pontuadas serão encaminhadas ao governador Rodrigo Rollemberg.

A audiência contou com a presença do presidente da Associação Comercial do DF, Cléber Pires; o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Álvaro Silveira; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Luís Afonso Bermúdez; e o diretor-presidente do Sindiatacadista, Roberto Gomide.

Representando o governo, ainda estiveram presentes o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa; o promotor do Ministério Público do DF, Rubin Lemos; e o representante da Secretaria de Fazenda, Wilson de Paula.