Dois terços da indústria têm prejuízos com falhas de fornecimento de energia elétrica – CNI

Confederação Nacional da Indústria

A energia elétrica é um insumo importante para a indústria: quase 80% das empresas industriais a utilizam como principal fonte de energia. Dessa forma, energia elétrica de qualidade é condição necessária para a competitividade da indústria brasileira. Contudo, falhas de fornecimento são frequentes e quase 70% das empresas tem prejuízos com essas falhas.

Além disso, ao longo de 2015 o custo da energia elétrica aumentou e impôs um fardo adicional sobre as empresas em um cenário que já apresentava grandes dificuldades. A elevação do custo de energia ao longo de 2015 afetou nove em cada dez empresas industriais, exercendo impacto significativo no custo total de produção para 67% delas. das empresas que utilizam principalmente energia elétrica em seu processo produtivo afirmaram que o impacto do aumento da tarifa de energia no custo total foi alto. Esses dados foram divulgados pela Sondagem Especial –  Indústria e Energia, elaborada pela CNI.

Pirncipais dados da pesquisa:

– 79% das empresas utilizam a energia elétrica como principal fonte de energia

– 67% das empresas que utilizam principalmente energia elétrica em seu processo produtivo têm prejuízos com falhas de fornecimento

– 93% das empresas que utilizam principalmente energia elétrica em seu processo produtivo perceberam elevação do custo com energia

– 52% das empresas tomaram alguma medida para lidar com o aumento do custo de energia

– 35% das empresas que utilizam principalmente energia elétrica em seu processo produtivo afirmaram que o impacto do aumento da tarifa de energia no custo total foi alto

Clique aqui
e confira a sondagem na íntegra.