Discussão sobre a crise econômica brasileira mobiliza setor empresarial

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Yasmin Almeida
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

n


10º Encontro Nacional da Indústria começou hoje (11) e reúne mais de duas mil pessoas no Centro Internacional de Convenções, em Brasília 
 
Cerca de dois mil líderes empresariais se reuniram na manhã de hoje (11) no 10º Encontro Nacional da Indústria (Enai). O evento, que acontece até amanhã (12), tem o intuito de discutir a crise econômica brasileira e os entraves ao aumento da competitividade. Na ocasião, os representantes da indústria debateram com ministros, parlamentares, empresários e especialistas o tema “Brasil: ajustes e correções de rota”. 

Em seu discurso de abertura, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, destacou a importância de os empresários se mobilizarem para viabilizar as reformas que vão elevar a competitividade da indústria. “O momento exige transformações abrangentes. É preciso que o setor público se comprometa com uma profunda melhoria do ambiente de negócios no Brasil”, declarou. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, também participou da abertura do evento. 

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), Luiz Carlos Botelho, marcou presença no encontro e ressaltou a importância de se levar para o segmento da construção civil o conhecimento adquirido nas palestras. “A nossa participação integra um conjunto de entidades, um conjunto de operações industriais importantes, e, pra nós da cidade, integra, ainda, a condição de abrigar com desenvoltura o repasse desse rico trabalho aos nossos associados”, destacou. O vice-presidente de Obras e Infraestrutura do Sinduscon-DF, Graciomário Queiroz, também esteve presente no evento. 

Na parte da tarde, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, proferiu um discurso. "Concordamos que o país precisa oferecer um ambiente de confiança e de segurança jurídica para os investidores", afirmou. Segundo ele, o projeto do governo é simplificar os impostos, modernizar a legislação trabalhista e ampliar os investimentos em infraestrutura, itens considerados prioritários pela CNI. 

O ministro também lembrou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem sido um importante parceiro do governo na oferta de cursos de formação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "O Brasil está colhendo resultados importantes nessa área", concluiu Levy.  

O encontro ainda contou com palestras e debates sobre os cenários da economia brasileira, produtividade e agenda para a indústria do país. Amanhã, no segundo dia de evento, se discutirá sobre ação sindical e o encerramento será feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que vai proferir uma palestra sobre a economia global pós-crise.

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?