Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade apoia empresas na busca por competitividade

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

No currículo, diversos cursos, eventos e projetos realizados em favor de melhorias para os associados 
 

n

Melhoria da qualidade, aumento do desempenho e da produtividade, redução dos desperdícios, bem como desenvolvimento tecnológico das empresas associadas. Estes são os principais objetivos da Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF), que devem estar em coerência com os preceitos da cooperação institucional e da preservação do meio ambiente. Após 14 anos sob o comando do vice-presidente Administrativo-Financeiro da entidade, Dionyzio Klavdianos, a liderança passa, agora, ao vice-presidente Guilherme Coelho, acompanhado pelo empresário Fernando Crosara, no cargo de suplente.
 
No currículo da Dimat, um leque de cursos e eventos técnicos realizados, sempre com foco em apoiar e capacitar empresas na busca pela competitividade. Entre os trabalhos desenvolvidos, vale ressaltar o projeto de “Avaliação do Desempenho Acústico de Edificações em Diferentes Sistemas Construtivos, conforme a Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575/2013”. Elaborado em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), o objetivo do material foi formar o primeiro banco de dados regional de indicadores relacionados ao desempenho acústico de processos construtivos em Brasília. 
 
Outra iniciativa relevante da Dimat é o projeto Indicadores do Concreto. Para que um canteiro de obras seja cadastrado, ele precisa seguir um protocolo, que consiste em visita à obra, apresentação do projeto ao engenheiro responsável e verificação da real disposição do canteiro em colaborar. Somente após esta confirmação o empreendimento é cadastrado. A participação é voluntária, não implica em custo e cada empresa pode inscrever quantas obras quiser. Trimestralmente, um comparativo entre os canteiros cadastrados mede os desempenhos específicos e faz a média de todos os participantes. O projeto não fiscaliza a obra.
 
O Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac) também é um tema constante nos encontros da diretoria. A ideia é que o parque seja um laboratório vivo de design, tecnologias e processos que serão desenvolvidos, testados e disseminados por meio da construção de protótipos de habitação de interesses sociais, bem como outras edificações. Os modelos serão montados e monitorados quanto aos seus desempenhos e servirão de demonstrativo ao setor de novos padrões de qualidade, custo e sustentabilidade. 
 
No âmbito nacional, a Dimat participa ativamente das ações propostas pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/Cbic), monitorando e contribuindo para a criação e atualização das normas técnicas utilizadas pelo setor. 
 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?