Patrícia Figuerêdo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF
Dando continuidade às reuniões externas, a Diretoria de Materiais, Tecnologia e Produtividade (Dimat/Sinduscon-DF) reuniu-se, nesta sexta-feira (25), no Senai Taguatinga. Na oportunidade, os participantes conheceram as instalações da unidade, incluindo o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, a Casa Inteligente e a Casa Solar.
O instrutor líder da área de construção civil do Senai, Mateus Antônio Mariano, listou quais são e como funcionam os cursos voltados para o segmento. Técnico em edificações, armador de ferragens, almoxarife de obras, aplicador de revestimento cerâmico, carpinteiro de formas e instalador hidráulico são alguns dos cursos oferecidos. Com exceção do técnico, as demais qualificações são gratuitas.
Com a palavra, o gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, Marcelo Feijão, destacou que “o Senai não é só educação, mas também é tecnologia e inovação”. Segundo ele, os ISTs buscam promover soluções para atender demandas da indústria brasileira. Feijão destacou que, no total, são 58 institutos espalhados pelo país, com foco em variados segmentos.
Durante a visita, os membros da Dimat visitaram os 5 laboratórios do IST em Construção Civil: argamassa, concreto, agregados e solos, ensaios de desempenho e aço. Marcelo Feijão apresentou o portfólio de serviços do instituto. Consultoria para implantação e manutenção do PBQP-H, consultoria em Lean Construction e implantação do BIM são alguns dos trabalhos realizados.
A Casa Inteligente, protótipo que garantiu medalha de ouro aos alunos do Senai-DF, na Olimpíada do Conhecimento em 2016; e a Casa Solar, que conta com placas de energia fotovoltaica e ainda serve como sala de aula, foram outras atrações da visita técnica.
Para o suplente da Dimat, Fernando Crosara, o Senai é um grande parceiro. “Este tipo de visita possibilita a troca de conhecimentos e é uma oportunidade de conhecermos trabalhos como este. O Senai precisa ser mais acessado pelas indústrias da construção”, destacou.
Clique aqui e acesse as fotos da reunião.
Casa Solar
Casa Inteligente