DF é a unidade da Federação com maior crescimento populacional

Andressa Paulino*

Correio Braziliense

Foto: Carlos Vieira / CB / D.A Press

O Distrito Federal foi a unidade da Federação com maior crescimento populacional entre 2012 a 2017. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de habitantes nas regiões administrativas de Brasília aumentou 11,4% nos últimos cinco anos. Logo atrás no rankingo, aparecem Amapá (com 11,1% de crescimento), Roraima (9,3%) e Acre (9%).

De acordo com o levantamento, o Distrito Federal se destaca também no crescimento populacional anual. Enquanto em 2016 o contingente populacional era de 2,973 milhões de habitantes, em 2017 o número de moradores passou da linha dos 3 milhões, ficando em 3,036 milhões de pessoas. O aumento de 2,1% foi o maior do país, comparado aos estados. Com isso, Brasília acaba listada pelo IBGE como a quarta maior cidade do país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Outro dado no qual o DF se destaca diz respeito à proporção de pretos e pardos. Aqui, 61% das pessoas se declaram dessa cor. A população feminina também cresceu 0,6% e chegou a 52,9%. E o número de habitantes com 60 anos ou mais, que estava em declínio desde 2015, voltou a aumentar, chegando a 12%.

Saneamento e aluguel

Segundo o levantamento, o DF tem a totalidade de suas habitações canalizadas e fica em terceiro lugar na estatística de coleta de esgotamento sanitário, tendo uma cobertura de 86,6%.

Já em relação aos domicílios, a pesquisa mostra que o número de casas próprias é o menor das unidades federativas, representando 54,9% das moradias. Assim, o número de residências alugadas está acima da média nacional, representando 28,2% das casas. Das residências, 31,4% são apartamentos, outro recorde nacional — a média estadual é de 13,2%.

Segundo o supervisor de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, Pedro Augusto Carvalho Franco, os índices do Distrito Federal são promissores. “Em todos esses índices o DF está nos primeiros lugares”, aponta Franco. Ele também destaca que o aumento no número de moradias alugadas se deve ao valor do imóvel. “O número de imóveis alugados no DF sempre foi acima da média nacional. Isso se explica por conta preço do metro quadrado ser um dos mais caros do país”, explica.

Dados nacionais

No Brasil, o número de população residente em 2017 foi estimada em 207,1 milhões de pessoas, sendo 46,8% da cor parda, 43,6% brancos e 8,6% de pretos. Cerca de 86% dos domicílios têm abastecimento de água diário, 99,8% possuem energia elétrica e 66% do escoamento de esgoto é feito pela rede geral ou por fossa ligada à rede.

*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende