Desemprego atingiu 394 mil pessoas em Brasília no ano passado

Fabíola Souza
Assessoria de Comunicação da Fecomércio-DF

n

O Distrito Federal fechou 2017 com a pior taxa de desocupação da história da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada desde 2012. Os números da capital superam a média do país. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (23), o desemprego atingiu 13,1% da população da capital no ano passado, o equivalente a 394 mil pessoas.

Os números de Brasília ficaram acima da média registrada no Brasil em 2017, que foi de 12,7%. A taxa é 9% maior do que a registrada em 2016, quando 12% da população da capital sofreu com o desemprego. Desde que o IBGE começou a fazer a pesquisa, o menor número de Brasília foi registrado em 2012, quando 8,6% dos trabalhadores ficaram desocupados.

No último trimestre do ano passado, o DF foi a 10ª unidade federativa com maior taxa de desocupação no País. No período, 13,2% dos brasilienses ficaram desempregados – o equivalente a 397 mil pessoas. O índice foi o terceiro pior da série histórica do IBGE. A pior taxa foi registrada no primeiro trimestre do ano passado – 14,1%, seguida pelo número dos últimos três meses de 2016: 13,9%.